NotíciasPolítica

"Moraes diz que surgiu no Brasil e no mundo 'uma extrema direita com sangue nos olhos'

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse, nesta quinta-feira, 7, que surgiu no Brasil e no mundo uma “extrema direita com sangue nos olhos”.

“Todos os sistemas preventivos falharam no combate à corrupção”, observou, durante palestra no Ministério Público Federal (MPF). “Isso acabou criando um vácuo muito grande e gerou uma polarização, o ódio e de um surgimento, não só no Brasil, de uma extrema direita com sangue nos olhos e antidemocrática.”

Dessa forma, Moraes defendeu a necessidade de “mudanças estruturais” que assegurem aos membros do MPF e do Judiciário maior segurança nesse enfrentamento.

Publicidade

Conforme o juiz do STF, a corrupção de agentes públicos que toma conta de órgãos estatais, desviando dinheiro público ou utilizando o poder e influência, tem os mesmos mecanismos e finalidade — a de enriquecer e manter poder para continuar essa corrupção.

Depois da extrema direita, Moraes critica o MPF

O ministro disse ainda que, apesar de ter sido deixado “no exílio” por quatro anos pelo MPF e correr o “risco de ser vaiado”, o órgão poderia usar os seus mecanismos de investigação para fazer a ligação do crime organizado com agentes públicos.