NotíciasPolítica

Ministra da Saúde declara apoio a servidores de agências que fizeram paralisação

A ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, enviou ofício à colega da Gestão, Esther Dweck, em que declara apoio aos pleitos dos servidores de agências reguladoras, que realizaram paralisação na quinta-feira (4).

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estão vinculadas à pasta de Nísia.

Em seu texto, a ministra reitera “o apoio à valorização e à recomposição da força de trabalho da Anvisa e da ANS” e também “à continuidade da negociação das agências reguladoras” na mesa setorial.

A mobilização antecede a próxima rodada de negociações dos servidores com a pasta da Gestão, marcada para 11 de julho.

Segundo o Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências), está em curso há alguns anos um processo de sucateamento e desvalorização das agências reguladoras.

Levantamento do sindicato diz que 2.106 servidores pediram exoneração destes órgãos desde 2008. No mesmo período, 1.789 se aposentaram. Em 16 anos, as agências perderam 3.800 trabalhadores.

No fim de junho, os servidores rejeitaram uma proposta do governo de reajuste de 9% em 2025 e 3,5% em 2026, considerada insuficiente. Além de reajuste mais robusto, eles pedem a recomposição dos quadros das agências.

Além de Nísia, já manifestaram apoio aos pleitos dos servidores os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Juscelino Filho (Comunicações), Margareth Menezes (Cultura) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos).


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com