ArtigosRio de Janeiro

Mergulhador registra a retomada da vida marinha na Lagoa Rodrigo de Freitas

Foto: Instituto Mar Urbano/Divulgação

O retorno da vida marinha na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, já é uma realidade. A presença de diferentes espécies de peixes e outros animais nas águas já começa a ser notada por frequentadores de um dos mais belos cartões-postais da Cidade Maravilhosa.

O biólogo e mergulhador, Ricardo Gomes, em entrevista ao G1, revelou que peixes que pesam mais de cinco quilos voltaram a frequentar o ecossistema, após o trabalho de recuperação e despoluição que vem sendo feito. “Está acontecendo uma coisa que eu achei que nunca fosse ver na vida. Um dia, com água tão limpa, que eu fosse mergulhar na Lagoa. Esse dia aconteceu” comentou.

E entre os peixes presentes no local, o profissional destaca a existência de tilápias e peixe-robalo vivos, considerado um dos mais nobres, que pesam entre cinco e sete quilos. “É praticamente um aquário de acarás, parece até história de pescador, mas não é” brincou Ricardo Gomes.

Há cerca de dois anos, o local recebia aproximadamente 5 milhões de litros de esgoto por dia. De acordo com a concessionária Águas do Rio, responsável pelo tratamento de esgoto no município do Rio de Janeiro, uma série de ações foram realizadas para melhorar a qualidade da água na Lagoa Rodrigo de Freitas.

A Coordenadora de Serviços da Capital da Águas do Rio, Maria Alice, afirmou que há equipes especializadas somente nesta operação. “A gente trocou as bombas, que são responsáveis por levar o esgoto para o tratamento correto, trocamos os sistemas elétricos, instalamos grades novas para reter os resíduos e também fizemos toda uma recuperação do cinturão de rede de proteção no entorno da lagoa, desobstruindo e limpando”

Já o biólogo e mergulhador acredita que, se os níveis de preservação e as ações de tratamento permanecerem, dentro de um ou dois anos, haverá pessoas mergulhando normalmente na Lagoa Rodrigo de Freitas.


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com