MundoNotícias

Marina Silva segue para Nova York apesar da crise de queimadas no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deu permissão para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ir para Nova York, nos Estados Unidos. Sua ausência no Brasil será de 21 a 27 de setembro.

Marina estará presente na Cúpula do Futuro que ocorrerá durante a 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas. A visita acontecerá no contexto do crescimento das queimadas no Brasil.

No mês de agosto, quase metade dos incêndios florestais do ano foram registrados, de acordo com o “Monitor do Fogo” da plataforma MapBiomas. O mapeamento revelou que o fogo destruiu cerca de 5,65 milhões de hectares, representando aproximadamente 49% de toda a área devastada desde janeiro – uma extensão comparável ao tamanho do território da Paraíba.

Publicidade

Autorização para a viagem de Marina Silva

A autorização para a viagem de Marina Silva foi publicada na edição de segunda-feira, 16, do Diário Oficial da União. A liberação prevê um “afastamento do país, com ônus, no período de 21 a 27 [de setembro], inclusive trânsito, com destino a Nova York, Estados Unidos da América”.

Informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que, em menos de 15 dias, o Pantanal teve o maior número de focos de incêndio para o mês de junho desde 1998, quando começou a série histórica.

De acordo com a plataforma BDQueimadas, que utiliza satélites do Inpe, houve 733 focos de incêndio no Pantanal inteiro. Esses incidentes ocorreram do dia 1º ao 14 de junho. As informações são da Revista Oeste.