ArtigosRio de Janeiro

Marco Histórico: Todas as praias do Rio e de Niterói estão próprias para banho

Vista das Praias de Ipanema e Leblon, na Zona Sul do Rio – Foto: Rafa Pereira/Diário do Rio

Uma notícia excelente para os moradores do Rio de Janeiro e de Niterói foi anunciada pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) na última sexta-feira (22/09): pela primeira vez, todas as praias da região estão em condições adequadas para o banho. Essa conquista, destacada no mais recente boletim de balneabilidade do instituto, pode ser atribuída às recentes melhorias em saneamento no Estado e à ausência de chuvas nos últimos dias.

O feito histórico para o Estado do Rio de Janeiro reflete o progresso em busca de uma melhor qualidade de vida para a população fluminense. “Temos avançado de forma promissora na temática do saneamento ambiental e o último boletim do Inea é um reflexo deste trabalho” celebrou o Vice-Governador e Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

De acordo com os critérios estabelecidos para a análise de balneabilidade do instituto, uma praia deve apresentar no máximo 1.000 NMP (Número Mais Provável) de coliformes termotolerantes a cada 100 ml em pelo menos 4 das cinco últimas coletas para ser considerada própria para banho. Graças às políticas atuais do Estado, a Praia de Botafogo viu sua contagem de coliformes termotolerantes diminuir de cerca de 16.000 para 790 NMP a cada 100 ml em um dos pontos monitorados em 2022.

O INEA realiza o monitoramento da balneabilidade em 291 pontos em todo o Estado do Rio de Janeiro, com coletas realizadas duas vezes por semana na Região Metropolitana. E após a análise dos dados no laboratório, as informações são disponibilizadas ao público por meio dos boletins de balneabilidade no portal do Inea.

Avatar photo

Inquieta e Curiosa. Sou uma repórter apaixonada pela essência das ruas, pela batida do samba, pelo carnaval e pela cultura efervescente do Rio de Janeiro.


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com