NotíciasRio de Janeiro

Mais uma área rica em petróleo e gás que o governo dos EUA quer invadir

Os EUA pretendem estabelecer uma base militar em Essequibo, uma área rica em recursos naturais e disputada pelos governos da  Venezuela e da Guiana, segundo expressou o ministro dos Negócios Estrangeiros venezuelano, Yvan Gil, em discurso na Assembleia Geral da ONU neste domingo (24). 

Com mais esta iniciativa hostil, o governo norte-americano tenta interferir na disputa territorial de 200 anos entre as duas nações sul americanas, o que seria um ponto inicial para confiscar os recursos naturais da Venezuela e acentuar as agressões contra o país bolivariano. A região é rica em reservas de petróleo e gás para exploração offshore. 

“Condenamos a intenção do governo dos EUA de militarizar a situação [em Essequibo]. O Comando Sul está tentando criar uma base militar no território disputado, a fim de criar a ponta de lança da sua agressão contra a Venezuela e confiscar os nossos recursos energéticos”, disse o ministro. 

O parlamento da Venezuela aprovou um referendo protegendo o território de eventuais agressões norte-americanas.

“O governo dos EUA procura apropriar-se dos nossos recursos petrolíferos utilizando a empresa Exxon Mobil, que incorporou o governo da Guiana nas suas fileiras”, afirmou  Yvan Gil. 

Entenda o caso 

A região de Essequibo está localizada em uma área de 160 mil quilômetros quadrados. É disputada pela Guiana e a Venezuela, mas administrada por Washington. 

A Guiana, uma ex-colônia britânica, considera Essequibo dentro de suas fronteiras com base nas decisões de um tribunal arbitral de Paris datada de 1899. A Venezuela, no entanto, argumenta que o rio Essequibo, a leste da região, é a fronteira natural entre os dois países, conforme prevaleceu até o ano de 1777.    

Em 2018, a Guiana solicitou ao Tribunal Internacional de Justiça (TIJ), em Haia, que resolvesse a disputa, ratificando as fronteiras atuais. Em abril, o Tribunal decidiu que tem jurisdição para julgar a disputa, o que pode determinar qual dos dois países têm direito sobre o território.

*Da Presstv com edição da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Diário da Guanabara, o melhor site de notícias do Rio de Janeiro.

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO TELEGRAM

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO INSTAGRAM

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com