NotíciasPolítica

Lula tenta minimizar crise com ministro para evitar racha com União Brasil

Essa é mais uma notícia que compartilhamos aqui com você, é a i99 notícias sempre a frente.

As recentes denúncias contra o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), colocaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corda bamba. Embora o petista tenha prometido que ministros envolvidos em escândalos seriam “convidados a sair”, tirar Juscelino Filho do cargo tem potencial de desgastar a relação com o União Brasil, partido que será importante na estratégia de governabilidade de Lula. A pressão pela demissão do ministro vem dos próprios integrantes do PT e reverbera entre a oposição e organizações sociais.

Enquanto isso, aliados do presidente iniciaram nos últimos dias um movimento para minimizar a crise e costurar uma alternativa que não amplie o racha dentro do União Brasil. Apesar de contar com três ministérios, a legenda ainda está dividida sobre o apoio ao governo dentro do Congresso Nacional.

Lula indicou que pretende conversar com o chefe da pasta na próxima semana, para que ele se explique. “O ministro Juscelino está viajando, está no exterior, a serviço do ministério, discutindo em um encontro de telecomunicações. Eu já pedi para o ministro Rui Costa [da Casa Civil] convocar ele para segunda-feira a gente ter uma conversa, porque ele tem direito de provar sua inocência. Mas, se ele não conseguir provar a sua inocência, ele não pode ficar no governo”, afirmou o presidente em entrevista à Band News FM nesta quinta-feira (2).

Ministro usou voo da FAB para acompanhar leilão de cavalos em São Paulo
A crise mais recente foi revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo, que mostrou que Juscelino Filho usou o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e recebeu diárias pagas pelo governo para participar de leilões de cavalos de raça em São Paulo. Antes disso, o chefe da pasta das Comunicações já havia sido acusado de ter utilizado emenda do chamado orçamento secreto para se beneficiar pessoalmente e de ter omitido da declaração de bens possuir animais de raça avaliados em mais de R$ 2 milhões.

Apesar disso, Lula e demais integrantes do Palácio do Planalto evitaram, até aqui, abordar publicamente as acusações contra o ministro. Interlocutores do governo admitem que as acusações tem provocado desgastes internos, mas que Lula pretende ouvir explicações por parte do próprio Juscelino Filho.

Em nota, divulgada nesta quinta-feira (2), o ministro afirmou que devolveu o dinheiro de diárias recebidas do governo irregularmente para cobrir despesas da viagem que fez para São Paulo e que teve como agenda principal compromissos particulares. Mas ele não informou se também irá devolver as despesas com o avião da FAB que o trouxe de volta a Brasília quando não estava em serviço, contrariando as regras sobre o uso das aeronaves.

Gazeta do Povo.

source
Obrigado por estar conosco!

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com