NotíciasPolítica

Lula participa de romaria fluvial do Círio de Nazaré, em Belém

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na manhã deste sábado (12), da Romaria Fluvial, parte da programação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém. Ele esteve no navio da Marinha Garnier Sampaio e carregou a Imagem Peregrina.

O navio que leva a imagem de Nossa Senhora de Nazaré percorre mais de 18 km pelo rio, do Distrito de Icoaraci até Belém. Ele é seguido por mais de 400 embarcações. Pelo menos 700 mil pessoas acompanham a programação, que é a quarta das 14 procissões do Círio de Nazaré.

Ainda neste sábado, Lula acompanhou a passagem da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, na procissão noturna da Trasladação, no palanque do Governo do Estado, no ponto turístico da Estação das Docas.

O mandatário estava acompanhado do ministro das cidades, Jader Filho, o senador Jader Barbalho e o candidato à prefeitura de Belém Igor Normando (MDB), além da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja. O evento reuniu mais de um milhão e meio de pessoas, segundo a diretoria do Círio.

Lula chegou por volta das 20h e ficou por pouco mais de duas horas e meia na Estação das Docas, onde o palanque é montado todos os anos. Ele subiu ao espaço antes e durante a passagem da Imagem Peregrina.

Tirou algumas fotos com apoiadores, acenou para fiéis e falou com outros que estavam na grade do palanque. Um deles presenteou o presidente com um pedaço da corda dos promesseiros, e em alguns momentos levantou um terço durante a procissão.

Na saída, atendeu outros apoiadores e fez foto com uma criança. Ao fim, foi conduzido até o carro pelo governador Helder Barbalho (MDB) e saiu sem falar com a imprensa.

Na campanha de 2022, Lula não esteve presente na celebração e, em 2023, se recuperava de cirurgias no quadril e nas pálpebras.

A presença do petista na cidade é associada como um gesto ao candidato Igor Normando (MDB), que disputa o segundo turno da eleição municipal com o bolsonarista Delegado Éder Mauro (PL). Apoiado por Helder Barbalho, Normando terminou o primeiro turno na frente, com 44,9% dos votos válidos, contra 31,5% do adversário.

Apesar disso, o presidente cumprimentou algumas autoridades, entre eles o governador Helder Barbalho, mas não o candidato que disputa a prefeitura de Belém.

Inicialmente, o presidente da República participaria ainda na noite de sexta de uma agenda no Parque da Cidade e de outra no centro de convenções, mas os eventos foram cancelados pelo Palácio do Planalto.

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com