NotíciasPolítica

Lula critica política de juros do Banco Central em vídeo ao Conselhão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar a política de juros do BC e disse que vai melhorar a política de crédito do Brasil em vídeo feito para membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, o Conselhão.

O presidente fez um vídeo ao lado de Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, para explicar o adiamento da reunião constituinte do Conselho de 13 de abril para 4 de maio para confirmar sua viagem à China.

Na gravação, Lula volta a criticar a política do Banco Central em relação aos juros, contra a qual tem se manifestado com frequência nos últimos meses. Uma pesquisa do Datafolha mostrou que 80% dos brasileiros acreditam que o PT agiu bem ao pressionar a instituição comandada por Roberto Campos Neto.

“Vamos melhorar a situação do crédito no Brasil. É um compromisso honesto com o povo brasileiro. Não podemos continuar com a política de juros exorbitantes que não permitem que os empresários tenham acesso ao crédito no Brasil. Sem crédito não há investimento. Sem investimento não tem crescimento. Sem crescimento não tem emprego. Sem emprego a vida do brasileiro não melhora. A prefeitura vai ser responsável pelas coisas boas que acontecem no Brasil”, diz Lula no vídeo.

O Copom mantém a taxa Selic no patamar atual desde setembro de 2022, quando interrompeu um ciclo de 12 altas consecutivas.

Argumentando o controle da inflação e a aproximação à meta, Campos Neto disse que as decisões do BC são técnicas e baseadas em expectativas de inflação futura.

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com