NotíciasPolítica

Lula Celebra Vitória Da extrema-Esquerda Na França: ‘Inspiração Para A América Do Sul’

No último domingo (7), Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente, expressou seus pensamentos sobre a vitória da extrema-esquerda nas eleições legislativas francesas, como indicado pelas pesquisas de boca de urna. Lula salientou que esses resultados devem servir como inspiração para a América do Sul, enfatizando a necessidade de diálogo entre os grupos progressistas na luta pela democracia e justiça social.

Lula comparou o movimento na França à recente ascensão do premiê britânico trabalhista Keir Starmer, que venceu o Partido Conservador na semana passada.

“Muito feliz com a demonstração de grandeza e maturidade das forças políticas da França que se uniram contra o extremismo nas eleições legislativas de hoje. Esse resultado, assim como a vitória do partido trabalhista no Reino Unido, reforça a importância do diálogo entre os segmentos progressistas em defesa da democracia e da justiça social. Devem servir de inspiração para a América do Sul”, escreveu Lula.

Publicidade

A Nova Frente Popular (NFP) causou surpresa ao alcançar a maioria na Assembleia Nacional francesa, superando o partido de direita Reunião Nacional em até quarenta assentos. Os resultados preliminares indicam que a coalizão da esquerda poderia conquistar entre 172 e 192 lugares, enquanto o partido de Marine Le Pen ficaria com entre 132 e 152 lugares, e a coalizão do presidente Macron, entre 150 e 170 lugares.

Antes mesmo do encerramento da votação, já era perceptível que o partido de Marine Le Pen não alcançaria a maioria absoluta de 289 assentos, apesar de estar à frente no primeiro turno em diversos dos 577 distritos eleitorais.