NotíciasPolítica

Lenda do tênis critica homens em competições femininas

A ex-tenista tcheca, Martina Navrátilová, considerada uma lenda do esporte se manifestou, nesta terça-feira, 21, sobre homens que participam de competições esportivas femininas.

“O esporte feminino não é lugar para atletas masculinos medíocres que competem como mulheres. Ponto final”, afirmou a ex-atleta.

O posicionamento veio após Megan Cortez-Fields, que se identifica como mulher, quebrar recorde escolar feminino no final de semana. 

Publicidade

Fields que competiu na equipe masculina por três anos, conquistou o primeiro lugar e quebrou o recorde escolar nas 100 jardas borboleta, levou o primeiro lugar nas 200 jardas medley individual, além ficar em segundo lugar nas 200 jardas borboleta. 

A equipe de Cortez celebrou sua vitória, no Instagram por quebrar o recorde escolar, mas apagou o postagem depois que a ex-nadadora da NCAA Riley Gaines destacou os resultados no X, antigo Twitter.

Em 2022, Riley competiu com Lia Thomas que, após disputar na equipe masculina por 4 anos, migrou para a competição feminina.

À época, Riley e Lia terminaram a prova no mesmo tempo, no entanto, na hora da fotografia, Riley foi colocada em uma posição abaixo, como se seu resultado fosse inferior. 

A nadadora não gostou e teceu uma série de críticas à organização da competição.

“Vão dar um troféu a um homem, biologicamente, em detrimento de uma mulher?”, questionou a nadadora.

Nesta terça-feira, após a escola defender Cortez, a ex-tenista, respondeu.

“Vou continuar dizendo isso repetidamente — isso é errado e completamente justo, e francamente, uma zombaria”, escreveu Navratilova no X.