NotíciasPolítica

Jornalista Leda Nagle se recusa a usar o termo todes: “É Frescura”

Essa é mais uma notícia que compartilhamos aqui com você, é a i99 notícias sempre a frente.

A jornalista Leda Nagle, 72 anos, foi ao podcast Papagaio Falantes, apresentado por Sérgio Mallandro e Renato Rabelo, na última quarta-feira (1º).

A jornalista é mãe do ator Duda Nagle, consequentemente sogra da apresentadora Sabrina Sato.

Durante sua participação, ela iniciou a discussão explicando sua dificuldade em “falar coisas novas”, dando como exemplo o uso da linguagem neutra para se referir às pessoas não-binárias.

Nagle pontuou que, em sua visão, o termo ‘todos’ é suficiente pois não faz distinção entre os gêneros tratados.

“Eu não vou falar todes, vou falar todos porque todos quer dizer todos nós. Nós todos. Mas eu não vou falar [a linguagem neutra], porque não vou aprender agora isso. Mas é difícil porque você não quer ofender as pessoas também. Então o todes eu acho frescura, quem quiser falar que vai, não vou proibir ninguém, quer falar, fala, mas eu não vou falar”, disparou a comunicadora.

Na sequência, ela falou que tem um monte de coisa hoje em dia que não sabe mais como fala e nem como se refere. A Jornalista citou exemplos, como as palavras ‘denegrir’ e ‘mulata’, que na visão dela, incomoda muito não poder falar mais, pois fica meio atrapalhada.

Ainda no bate-papo, ela contou que entrevistou uma advogada negra especialista em visto americano, e ficou sem saber como se referir à profissional.

“E eu lá naquela situação porque ela não é neeeeeegra, entendeu? E eu falei: ‘como é que eu vou me referir à ela’. E eu perguntei: ‘como é que devo me referir a você?’ E ela: eu sou afro-latina’. Olha que loucura! Olha como é que chega ao requinte”, declarou a jornalista.

Inclusive, o termo ‘todes’ foi ironizado pela atriz Regina Duarte, que atacou a linguagem neutra e foi duramente criticada nas redes sociais.

Governo Petista

Como uma forma de promover a inclusão identitária de pessoas não binárias, ou seja, que não se identificam com o gênero masculino nem com o feminino, o governo Lula, do PT, adotou o pronome neutro em suas cerimônias oficiais.

A ideia é substituir palavras que determinam gênero, utilizando o ‘e’ no lugar de ‘a’ e ‘o’.

fonte: Portal.T

O conteúdo Jornalista Leda Nagle se recusa a usar o termo todes: “É Frescura” aparece primeiro em A Trombeta.

source
Obrigado por estar conosco!

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com