CovidNotícias

Jornalista é assassinado no México

Neste domingo (4),  o jornalista Alejandro Martínez Noguez, conhecido como “El hijo del Llanero Solititito”, foi assassinado em um ataque armado em Guanajuato enquanto estava em um veículo. Os primeiros relatos indicam que o comunicador foi atacado apesar de estar acompanhado por seguranças, que também ficaram feridos.

Os fatos ocorreram em Celaya, quando o jornalista voltava de uma cobertura. Os primeiros informes apontam que Martínez Noguez estava em uma viatura de trânsito junto com dois ex-policiais federais. No entanto, um veículo alcançou a unidade.

Após essa ação, os agressores dispararam contra o veículo onde estavam o comunicador e os agentes. Não se sabe se os tiros foram direcionados aos agentes ou a Alejandro Martínez.

Publicidade

Uma das pessoas que confirmou a morte do jornalista foi o prefeito de Apaseo el Grande, José Luis Oliveros Usabiaga. “Lamento muito o falecimento do nosso amigo comunicador e repórter Alejandro Martínez Noguez. Envio um forte abraço à sua família e amigos. Descanse em paz”, escreveu Oliveros em suas redes sociais pouco depois das 14h (horário do centro do México).

Ao receber atendimento médico no hospital para onde foi levado pelos seus dois seguranças, que também ficaram feridos e estão recebendo atendimento, o repórter Alejandro ‘N’ faleceu”, informou a Secretaria de Segurança Pública de Celaya.

Relatórios de mídias locais indicam que, inicialmente, um dos policiais ficou ferido, enquanto o outro revidou o ataque. Este último levou o jornalista e o agente ferido ao hospital para serem atendidos, mas não foi possível salvar a vida de Alejandro Martínez nem, aparentemente, a do agente de segurança.

Na página do Facebook “El Hijo del Llanero Solititito”, há uma imagem de despedida em homenagem ao jornalista. Por volta das 14h30, o portal mencionado informava sobre o falecimento de Martínez Noguez. Até o momento, não há relatos de detidos pelo ataque.

“Lamentavelmente, hoje Alejandro Alfredo Martínez Noguez, também conhecido como ‘El hijo del Llanero Solititito’, foi vítima de um ataque. Nossas mais sinceras condolências à sua família e que encontrem conforto. Esperamos que a justiça seja feita e que os responsáveis sejam punidos com todo o peso da lei (sic)”, dizia a mensagem.

A última transmissão ao vivo realizada pelo jornalista foi sobre um acidente de trânsito. Em uma gravação de quase 20 minutos, o repórter relatou a morte de um pedestre de 78 anos apelidado de “El Camote”. No local do acidente, havia policiais e pelo menos um agente do Exército.

Alejandro Martínez já havia sido atacado anteriormente

Vale lembrar que o jornalista, recentemente atacado a tiros, já havia sido vítima de uma agressão registrada no final de novembro de 2022. Na ocasião, segundo a denúncia do comunicador, indivíduos armados foram à casa de um familiar.

Naquela vez, um homem chegou à casa da mãe do jornalista alegando que queria anunciar o negócio de uma barbearia e pediu para falar com o responsável pelo portal “El hijo del Llanero Solititito”. No entanto, quando o jornalista saiu, o homem sacou uma arma de fogo, mas a irmã de Alejandro Martínez conseguiu fechar a porta da casa a tempo.

Além disso, o comunicador afirmou que não havia recebido ameaças e que não tinha problemas com grupos do crime organizado. “Não tenho problemas com ninguém e não recebi ameaças”, disse ele naquela ocasião.

Até julho de 2024, o Infobae México registrou o assassinato de 34 policiais desde o início do ano, sendo os municípios de León, Celaya, Salvatierra, Irapuato e Salamanca os locais com maior número de agressões contra agentes de segurança.