DengueSaude

Ivermectina não é eficaz contra dengue, alerta Ministério da Saúde – agenciabrasil.ebc.com.br

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A ivermectina voltou a ganhar holofotes como possível solução para combater doenças – dessa vez, a dengue. De acordo com o Ministério da Saúde, trata-se de boato veiculado, inclusive, no perfil das redes sociais de alguns profissionais de saúde, mas sem dado ou fonte que comprove a informação. 


O medicamento, um antiparasitário, chegou a ser defendido em meio à pandemia de covid-19 como parte de um tratamento precoce contra a doença, porém, sem eficácia comprovada. A pasta lembra que, à época, estudos demonstraram a ineficácia do remédio no combate ao coronavírus. 
“Para ficar claro: a ivermectina também não é eficaz em diminuir a carga viral da dengue. O Ministério da Saúde não reconhece qualquer protocolo que inclua o remédio para o tratamento da doença”, alertou o governo federal em nota. “Disseminação de fake news, principalmente quando se trata de um cenário epidemiológico que pede atenção, é extremamente perigoso”, completou. 
De acordo com a pasta, o protocolo oficial para dengue prevê que o médico identifique os sintomas a partir de uma pesquisa com o próprio paciente. Em seguida, o profissional pode ou não solicitar exames laboratoriais.
Para os casos leves de dengue, a recomendação é repouso enquanto durar a febre; hidratação (ingestão de líquidos); administração de paracetamol ou dipirona em caso de dor ou febre. É o paciente não pode tomar ácido acetilsalicílico. Na maioria dos casos, há uma cura espontânea depois de 10 dias.
“É muito importante retornar imediatamente ao serviço de saúde em caso de sinais de alarme (dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas). O protocolo sugere a internação do paciente para o manejo clínico adequado”, reforçou o ministério. 
A pasta ressalta que as condutas clínicas indicadas são sustentadas em bases científicas e evidências de eficácia que garantem a segurança do paciente. O Ministério da Saúde também destaca que os medicamentos prescritos para o tratamento têm aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 
Cerca de 3,2 milhões de pessoas devem ser vacinadas contra a dengue no Brasil ao longo de 2024, considerando a capacidade limitada de fabricação das doses pelo laboratório Takeda, responsável pela Qdenga. 
O imunizante, a ser disponibilizado ainda este mês para 521 municípios selecionados será aplicado na rede pública em crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos.
Edição: Aline Leal
As equipes ficaram no 1 a 1 em partida disputada no estádio Jorge Ismael de Biasi, localizado em Novo Horizonte, que teve a transmissão ao vivo da TV Brasil.
Com foco na reabilitação social, benefício é concedido a quem ficou por longo tempo internado em hospitais psiquiátricos ou de custódia.
Cerca de 10 mil pessoas permanecem em abrigos e 37 estão desaparecidas.
Associação argumenta que é inconstitucional entes federativos recorrerem à Justiça em outros países. Cidades afetadas na tragédia de Mariana (MG) dizem que estratégia é para impedir busca por reparação aos danos. 
Para Cleberson Zavaski, presidente da Ascema Nacional, o movimento vai agravar a situação dos serviços prestados prejudicando as metas ambientais e compromissos internacionais assumidos.
Regulamentação abrange todas as negociações que envolvam consumidores, corretores, seguradoras e órgãos reguladores do setor. Matéria retorna para a Câmara dos Deputados. 
Projeto de lei tem sido alvo de críticas de autoridades e da sociedade civil. Presidente da Câmara afirmou que texto a ser aprovado não afetará direitos das mulheres. 
Grupos representam cerca de 345 mil funcionários públicos ativos e inativos. Governo já fechou 16 acordos com entidades representativas.
Nos votos proferidos nesta terça-feira, há maioria para fixar uma porção de maconha para caracterizar uso pessoal, e não tráfico de drogas. A quantidade será definida no final do julgamento.
Artista celebrou o reconhecimento por considerar que ajuda a romper os muros que separam o mundo acadêmico do restante da sociedade.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com