NotíciasRio de Janeiro

Inverno quente: Temperatura será de calor intenso na maior parte do Brasil

O clima na maior parte do Brasil será de calor intenso nos próximos dias deste mês de setembro, com a temperatura podendo chegar 45 graus, segundo destaca o alerta da MetSul Meteorologia. Será um período excepcional de calor intenso ainda neste inverno. 

A previsão é de que as marcas esperadas entre esta semana e a próxima devem superar a média histórica de temperatura máxima em todas as cinco regiões do país, com alto potencial de quebra de recorde para o mês de setembro.

A elevação da temperatura será decorrência de uma massa de ar extremamente quente que deverá cobrir o país nos próximos dias. 

“Já faz muito calor neste começo de semana em algumas regiões do Centro-Oeste e no Sudeste, mas na segunda metade da semana a massa de ar se reforça ainda mais com temperaturas atipicamente elevadas, mesmo o calor intenso não sendo incomum nestas áreas do território nacional no mês de setembro”, destaca o MetSul.

O alerta é de que a situação será de elevado perigo pela severidade do calor, demandando atenção das autoridades.  Serão vários estados em que o calor será muito intenso a extremo. 

A massa de ar quente vai afetar com força e marcas perto ou acima de 40ºC, por exemplo, o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.

O pior do calor deve ocorrer no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul com marcas acima dos 40ºC na maioria das cidades dos dois estados, mas que podem atingir temperaturas máximas mais extremas em particular na região do Pantanal e proximidades. 

Esta região do Centro-Oeste vai estar junto ao centro da grande cúpula de calor que estará concentrada entre o Paraguai e os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. Pontos destas áreas podem atingir marcas tão extremas como 43ºC a 45ºC nesta região do centro do domo de calor.

Marcas perto ou acima dos 40ºC devem se dar ainda em muitas cidades do Norte, de Goiás, do Sudeste do Brasil e de alguns estados do Nordeste, como no Oeste da Bahia, no Maranhão e no Piauí. 

No Rio de Janeiro, algumas estações também podem superar os 40ºC no próximo fim de semana. Em Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e o Noroeste do estado devem ser as áreas mais afetadas pelo calor extremo com máximas superiores aos 40ºC. O pico do calor em intensidade deve se dar entre o final desta semana e o começo da semana que vem. 

*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Diário da Guanabara, o melhor site de notícias do Rio de Janeiro.

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO TELEGRAM

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO INSTAGRAM

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com