NotíciasRio de Janeiro

Incêndios no Canadá já provocaram deslocamento de 60 mil moradores 

Com mais de mil focos de incêndios ativos no país, o Canadá enfrenta a pior temporada de incêndios florestais de sua história Só nos territórios do Noroeste do país já são 230 focos, o que levou as autoridades a decretarem estado de emergência.

Nas cidades de Fort Smith, K’atl’odeeche First Nation, Hay River, Enterprise e Jean Marie River os moradores receberam ordens para retirada. Durante entrevista à imprensa, o ministro do Meio Ambiente da região, Shane Thompson, admitiu que a situação se agravou, de forma a representar uma ameaça real para Yellowknife, uma das maiores cidades do extremo norte canadense. 

“Quero enfatizar que a cidade não está em perigo imediato, mas sem chuva, é possível que o fogo atinja os arredores da cidade até o fim de semana”, disse na quarta-feira (16). 

Thompson alertou que os moradores que optassem por ficar na região estariam enfrentando riscos. Estima-se que cerca de 60 mil pessoas já foram deslocadas em decorrência da catástrofe climática. 

Na comunidade de Hay River, as chamas avançaram 30 km em poucas horas por causa dos fortes ventos. O avanço das chamas chegou a provocar o fechamento das duas únicas estradas que permitem sair da cidade. Os moradores foram retirados em ônibus e avião.

Uma das famílias que foi retirada relatou que o para-choque do carro chegou a derreter quando passava perto das chamas. Lisa Mundy afirmou que o para-brisa rachou e o carro foi tomado por fumaça. “Não conseguimos ver nada. Estávamos passando no meio das brasas”, disse, recordando os gritos do filho de seis anos: “Eu não  quero morrer, mamãe”. 

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou que as Forças Armadas continuam mobilizadas para prestar ajuda aos Territórios do Noroeste, onde a maioria das pessoas foi levada para o sul, na província vizinha de Alberta, sem previsão de voltar para casa. 

A fumaça dos incêndios no Canada já atinge a cidade de Nova Iorque (foto), nos EUA. No Havaí, o fogo já matou 110 pessoas na cidade turística de Lahaina. O incêndio atingiu a base de um vulcão, destruindo ou danificando cerca de 2.200 edifícios.

*Da D+ NEWS TV com edição da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Diário da Guanabara, o melhor site de notícias do Rio de Janeiro.

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO TELEGRAM

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO INSTAGRAM

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com