CovidNotícias

Igreja que desabou em Recife instalou placas solares no teto uma semana antes da queda

– A Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) esclarece que a instalação das placas solares não requer licenciamento, sendo necessário apenas que o engenheiro responsável, escolhido pelo contratante, registre uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) no Conselho Regional de Engenharia, atestando o projeto de instalação – diz o texto.

Um post da igreja, no Instagram, citou o fim das obras da campanha Santuário Sustentável.

– Queremos agradecer a todos por cada contribuição, para que esse lindo projeto acontecesse. Foi concluída a instalação das placas solares, e ajudarão também na climatização do nosso Santuário, para assim acolher com mais conforto todos os Devotos que sobem ao morro – diz trecho da publicação.

No entanto, o gerente de Fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) de Pernambuco, Nailson Pacelli, apontou que as placas solares podem ter contribuído, mas não poderiam causar sozinhas o desabamento, segundo informações do colunista Carlos Madeiro, do UOL.

– Esse colapso não deve ter única causa, e outros fatores têm de ser analisados, como a falta de projeto e de manutenção; uso de materiais fora das normativas existentes; até os ventos podem contribuir. Mas a instalação recente coloca [as placas] em uma condição suspeita, mas em um somatório de causas – disse Pacelli.

A SunBrasil, responsável pela instalação das placas, emitiu uma nota de pesar e indicou que irá ajudar na apuração do ocorrido. O comunicado diz ainda que “a igreja tinha laudo estrutural autorizativo”.

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com