CovidNotícias

Idade não é mais fator de risco para infarto, alerta cardiologista

O cardiologista Agnaldo Biscopo alertou que qualquer pessoa em idade adulta, incluindo jovens e até crianças, pode estar em risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Essa afirmação reflete uma realidade preocupante: 99,7% dos pacientes com doenças cardiovasculares não conseguem controlar seus fatores de risco, segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).

Biscopo destacou que a incidência de doenças cardiovasculares entre jovens com fatores de risco evidentes tem aumentado.

Em entrevista ao podcast Bem-Estar, ele afirmou que a idade não é mais um fator determinante para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares e explicou que muitos ainda não têm consciência dos principais fatores de risco, como diabetes, hipertensão arterial, colesterol elevado e sedentarismo.

Publicidade

Os fatores de risco para doenças cardíacas, conforme indicado por Biscopo, incluem tabagismo, diabetes, pressão alta, colesterol de origem familiar elevado, sedentarismo e obesidade.

Ele também observou que o aumento da obesidade está intimamente relacionado ao crescimento das doenças cardíacas, já que a gordura abdominal está associada a processos inflamatórios que elevam a pressão arterial e aumentam a resistência à insulina, favorecendo o desenvolvimento de diabetes.