NotíciasPolítica

Haddad diz que está preocupado com mundo mais conservador

O ministro da Economia, Fernando Haddad, manifestou preocupação com os resultados das eleições municipais de 2024, e dos pleitos ao redor do mundo. De acordo com ele, o cenário político global tem ficado cada vez mais “conservador e distópico”. As declarações ocorreram durante evento promovido pelo banco Itaú, em São Paulo, nesta segunda-feira (14).

– Eu me preocupei com o resultado, mas não só no Brasil. Acredito que o mundo está muito mais conservador e muito mais distópico do que a gente imagina. Hoje tem espaço para todo tipo de retórica. Aquilo que parecia improvável 10 ou 20 anos atrás, improvável do ponto de vista retórico, hoje existe lugar de fala para qualquer narrativa. Mesmo gente que come com garfo e faca tem falado contra a vacina e contra a mudança climática. Essa é uma situação que me preocupa. Esse discurso está ganhando força, não está perdendo força. Nós imaginávamos que ele fosse ficar para trás – declarou.

O chefe da Pasta econômica acrescentou que nunca viu um país avançar “negando as evidências científicas ou as recomendações da Ciência”.

Publicidade

As declarações de Haddad ocorrem após o Partido dos Trabalhadores (PT) demonstrar uma performance abaixo do esperado pelas próprias lideranças da sigla. O vice-líder do governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes (PT-MG), chegou a dizer que a legenda está fora de conexão com a realidade.

– A performance decepcionante do partido do presidente mais icônico da história do Brasil expõe nossa desconexão com a realidade. O mundo mudou e novas demandas surgiram. Precisamos nos reinventar para conectar com a juventude, trabalhadores urbanos e rurais, mulheres e empreendedores que movem a economia. Sem isso, estamos condenados ao fracasso. O legado do Lula é grande, mas a força do partido precisa de ajustes práticos. O momento de mudança é agora! – frisou.

A avaliação foi feita pelas redes sociais, após o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestar sua insatisfação para com o desempenho do PT no pleito deste ano.- Temos que rediscutir o papel do PT. Hoje 80% dos prefeitos foram eleitos em cinco estados, todos do Nordeste. Tivemos boa participação no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais ganhamos as que já governamos, mas não fomos bem em São Paulo. Perdemos São Bernardo do Campo, Santo André, perdemos inclusive Araraquara, onde tínhamos certeza que íamos ganhar. Estamos no segundo turno em Mauá e Diadema – assinalou em entrevista à rádio O Povo/CBN na última sexta (11).