MundoNotícias

GRAVE: Governo anuncia furto de carro com material radioativo 5 dias depois do crime

Uma picape de uma empresa que transportava embalagens de material radioativo foi furtada no último domingo (30) na cidade de São Paulo, alertou a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

A Polícia Civil investiga o caso, que foi registrado inicialmente como furto de veículo no 49º Distrito Policial (DP), São Mateus, na Zona Leste da capital. Até a última atualização desta reportagem, a picape e o produto furtados não tinham sido localizados. Nenhum suspeito pelo crime foi identificado ou detido também.

O que diz a CNEN
A CNEN é um órgão do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações, que fica em Brasília, e divulgou nesta quinta-feira (4) nota em seu site oficial para orientar a população sobre os riscos à saúde que podem ter caso manipulem os produtos:

Publicidade

“Esclarecemos que o material radioativo furtado com o veículo está acondicionado em embalagens de chumbo que o blindam e evitam qualquer irradiação para o ambiente. No entanto, a manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde”, informa a Comissão Nacional de Energia Nuclear.

“Por esse motivo, alertamos a população para, caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e contacte imediatamente a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e também a Polícia”, continua o comunicado do órgão do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações.

“No momento em que foram furtados, o veículo e o material radioativo encontravam-se sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante”, termina a nota da CNEN.

Segundo a CNEN informou por meio de sua assessoria de imprensa, foram furtados cinco embalagens. Esse número também consta no boletim de ocorrência do caso.

De acordo com a Comissão Nacional de Energia Nuclear, o material radioativo furtado “continha um gerador de 68Ge/68Ga e 4 unidades de blindagens de geradores de 99Mo/99mTc exauridos”.

O gálio, que está nas peças roubadas, é um metal usado na medicina nuclear, que trabalha com materiais radioativos. Ele é usado em geradores para a realização de exames.

“A Comissão Nacional de Energia Nuclear foi informada por uma empresa transportadora de material radioativo a respeito do roubo [furto, na verdade] de um veículo que continha cinco dispositivos que chamamos de geradores de radiofármacos. Esses dispositivos são utilizados por centros de medicina nuclear e através de determinadas manipulações, usando produtos químicos, são extraídos radiofármacos que são aplicados em exames de medicina nuclear”, afirmou Alessandro Facure, diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da CNEN, em vídeo disponibilizado pela assessoria do órgão.