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Grandes varejistas no Brasil anunciam fechamento maciço de lojas em meio a desafios economicos

O grupo espanhol Dia lidera a lista das empresas do varejo que anunciaram grandes fechamentos de lojas no país. Na semana passada, a rede informou que encerrará a atividade de 343 supermercados e três centros de distribuição (CDs) no Brasil. O número equivale ao dobro dos 159 pontos de venda fechados pela Americanas, que enfrenta desafios desde janeiro de 2023.

Além das duas empresas, outros grandes varejistas nacionais também estão promovendo, ou anunciaram planos para promover, uma significativa redução de suas estruturas físicas. A lista inclui, por exemplo, o Carrefour (123 estabelecimentos), a Lojas Marisa (89) e a Casas Bahia (38, até o terceiro trimestre de 2023).

Embora todas as empresas mencionadas façam parte do mesmo setor – o varejo – e tenham enfrentado desafios comuns nos últimos anos, como a pandemia seguida por um surto inflacionário, aperto monetário e aumento da inadimplência, é importante notar que o fechamento significativo de lojas tem razões específicas para cada empresa.

De acordo com Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), no caso dos supermercados, um desafio comum para o bom desempenho das redes tradicionais foi o crescimento do modelo de atacarejo.

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O avanço do atacarejo é destacado em um relatório do BTG Pactual divulgado em fevereiro deste ano. Esse formato, que combina atacado com varejo em um único ponto de venda, aumentou sua penetração entre os consumidores brasileiros de 62% para 73% entre 2019 e 2023, alcançando atualmente cerca de três quartos dos domicílios.

A rede Dia, no entanto, enfrentou dificuldades específicas. Segundo Terra, a empresa passou por várias mudanças de liderança e tentou adotar diversos formatos, incluindo lojas próprias, franquias e o modelo original da Espanha, focado em preços baixos. Terra observa que o varejo alimentar brasileiro demanda uma regionalização, tanto de produtos perecíveis quanto de marcas, algo que o Dia não conseguiu executar.

Na última semana, a rede espanhola entrou com um pedido de recuperação judicial no Brasil, atribuindo-o aos persistentes resultados negativos após 23 anos de atuação no país, com uma dívida estimada em R$ 1 bilhão.

Os problemas envolvendo a Americanas vieram à tona em janeiro do ano passado, com a divulgação de uma fraude contábil estimada em R$ 25,2 bilhões. O total de lojas fechadas aumentou desde então, de acordo com o último relatório divulgado pela empresa.

No caso do Carrefour, o anúncio do encerramento da atividade de 123 supermercados foi feito na divulgação do balanço da empresa, em 20 de fevereiro, juntamente com um prejuízo líquido significativo no quarto trimestre de 2024.

A Marisa e a Casas Bahia estão passando por processos de reestruturação. A Marisa divulgou uma prévia dos resultados do quarto trimestre, apontando para uma queda de 28% nas vendas, enquanto a publicação do balanço do último trimestre de 2023 da Casas Bahia foi adiada.

Sobre o fechamento de 38 lojas até o terceiro trimestre de 2023, a empresa informou que faz parte da estratégia do seu plano de transformação, visando garantir a viabilidade e o crescimento sustentável do negócio a longo prazo.

 

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