ArtigosRio de Janeiro

Governo promete retornar obras do metrô da Gávea ainda em 2023

Reprodução Internet

A novela envolvendo a construção da estação de metrô da Gávea, na Zona Sul do Rio, ganhou mais um capítulo. Dessa vez, o secretário estadual de Transportes, Washington Reis, anunciou que as obras serão reiniciadas ainda em 2023. A afirmação foi feita durante entrevista ao podcast Desenrola, do jornalista Edimilson Ávila, nesta quinta (9/11).

Reis também disse que está fechando os últimos detalhes com o consórcio construtor da Linha 4 e com a concessionária MetrôRio: “O consórcio vai executar a obra e a Metrô Rio vai bancar estes investimentos, na ordem de 600 milhões de reais“, disse, acrescentando que o governo do estado não vai precisar contribuir com nem um real.

O secretário não deu mais detalhes sobre a retomada das obras,mas garantiu que haverá novidades nas próximas semanas, incluindo início das obras. “Em oito dias temos reunião para bater o martelo e colocar para rodar”, disse, completando que “nessas seis ou sete semanas (até o fim do ano) terá início esta grande obra”, já que ela não precisa ser licitada, o que sem dispensa a burocracia dos prazos.

Em agosto, uma série de emails entre os envolvidos veio à tona pela imprensa. Neles a MetrôRio propunha ao governo do estado concluir as obras da estação da Gávea – cujo buraco, de 35 metros de profundidade está inundado desde 2017 – e reduzir a tarifa em troca do aumento do tempo de concessão em dez anos e da unificação do contrato das Linhas 1 (Tijuca—Ipanema) e 2 (Pavuna—Estácio) ao da Linha 4 (Ipanema—Barra).

Diante do pedido, o governo publicou uma resolução conjunta — dos titulares da Secretaria de Transportes, da Riotrilhos, da Procuradoria-Geral do Estado e da própria MetrôRio — instituindo grupos de trabalhos para analisar a viabilidade jurídica, econômica e técnica de engenharia da proposta de retomada das obras da estação da Gávea.

A MetrôRio, responsável hoje pelas Linhas 1 e 2, demonstrava intenção de assumir a concessão da Linha 4, da Rio Barra-CRB. Como contrapartida da unificação dos contratos, a concessionária se dispunha a investir 600 milhões de reais para terminar a estação da Gávea, cujas obras estão paradas desde 2015, e a reduzir a tarifa cheia, hoje de R$ 6,90, em R$ 0,40. As concessões terminam em 2036 (Linha 4, conforme aditivo de 2012) e em 2038 (linhas 1 e 2, na renovação em 2007).


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com