ArtigosRio de Janeiro

Fundação Laço Rosa abre o Outubro Rosa com iluminação especial do Cristo Redentor

Crédito da foto: Alessandro Mendes

A Fundação Laço Rosa ilumina, no dia 2 de outubro, o monumento ao Cristo Redentor, abrindo a programação do Outubro Rosa 2024. A cerimônia no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, a partir das 19h00, receberá convidados e autoridades com o objetivo de chamar a atenção para a causa. Também haverá uma celebração presidida pelo reitor do Santuário, Padre Omar. O foco da campanha Laço Rosa esse ano é falar sobre a importância da saúde mental para mulheres e familiares que recebem o diagnóstico de câncer de mama. A instituição tem projeto para promover 1.000 atendimentos psicológicos até 2025 e aguarda investimento financeiro de empresas para ampliar a doação.

As comemorações não param por aí. No dia 8 de outubro, acontecerá uma ação inédita, envolvendo 30 pacientes de diferentes regiões do país para uma atividade surpresa. No dia 19 de outubro, será a vez do PPG (Pavão-Pavãozinho-Cantagalo), onde fica a sede da Laço Rosa que completa 1 ano em outubro, receber a ativação de cadastramento feminino para o exame de mamografia iniciando o programa de navegação de pacientes na comunidade.

“O tratamento de câncer já é uma jornada desgastante e o que muitos não percebem são os danos mentais que um diagnóstico de câncer de mama pode provocar na vida do paciente e dos familiares, por isso esse ano queremos trazer para o debate a importância do acesso as questões psicológicas também, afinal de contas o tratamento multidisciplinar deveria ser garantido para todos e não apenas para aqueles que podem pagar”, ressalta Marcelle Medeiros, presidente da Fundação Laço Rosa.

Fruto da lei que regulamenta a doação de cabelos no Estado do Rio de Janeiro, sancionada pelo Governador Cláudio Castro e de autoria da Deputada Martha Rocha, a primeira turma de alunas de perucaria com o convênio de cooperação técnica entre Laço Rosa, Secretaria de Estado da Mulher e FAETEC recebeu a graduação em Setembro. A Lei 9868/2022, que regulamenta o recebimento gratuito de cabelo humano para confecção de perucas destinadas à doação de pessoas portadoras de câncer ou outras doenças que provoquem a queda capilar em todo o estado do Rio de Janeiro, prevê a cooperação com escolas técnicas e a criação de um cadastro das entidades do terceiro setor aptas a receber os fios. É importante ressaltar que a Laço Rosa segue sem abrir seus canais para campanhas de doação de cabelos e ficará assim até a Lei ganhar status nacional.

Outra novidade é o lançamento do novo site institucional e da loja com produtos autorais. A primeira coleção de produtos foi inspirada em frases e palavras de pacientes, como por exemplo: “o câncer não me define” e “Coragem”.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fundação Laço Rosa abre o Outubro Rosa com iluminação especial do Cristo Redentor


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com