NotíciasPolítica

Fotógrafo da Folha recebe menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog

Uma fotografia feita por Eduardo Anizelli, da Folha, recebeu menção honrosa na edição deste ano do Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos, uma das mais importantes condecorações de jornalismo do país.

A imagem mostra sangue jorrando de um veículo blindado da Polícia Militar do Rio de Janeiro, conhecido como caveirão, após operação na zona norte da cidade. Na ocasião, a PM matou 10 pessoas e feriu outras cinco no Complexo de Israel.

A foto foi publicada na capa da edição impressa da Folha no dia 4 de agosto de 2023. O primeiro lugar do prêmio ficou com a fotografia de uma manifestação do movimento Passe Livre contra o aumento da tarifa em São Paulo, feita pelo fotógrafo Paulo Pinto, da Agência Brasil.

Criado durante a ditadura militar, em 1979, o Prêmio Vladimir Herzog homenageia trabalhos jornalísticos que promovem os direitos humanos e denunciam violações de direitos no Brasil.

O nome da premiação é uma homenagem a Vladimir Herzog, jornalista da TV Cultura morto sob tortura nas dependências do DOI-CODI, em São Paulo, em 1975.

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com