NotíciasPolítica

Folha é jornal mais lido no Congresso, diz pesquisa; Mônica Bergamo lidera entre colunistas

A Folha é o jornal mais lido no Congresso, segundo levantamento sobre os hábitos de consumo de mídia dos parlamentares. Já a colunista mais acompanhada pelos políticos tanto da Câmara Federal quanto do Senado é Mônica Bergamo, da Folha.

O levantamento, feito pelo IPRI (Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem), braço de pesquisa de opinião da FSB Holding, é fruto de entrevista com 187 deputados e 23 senadores de 17 de outubro e 22 de novembro de 2023.

A quantidade dos parlamentares de cada partido que participou da pesquisa leva em consideração sua representação no Congresso.

Segundo o levantamento, a Folha aparece em primeiro lugar quando os entrevistados foram questionados se costumam ou não ler cada jornal, ao se levar em consideração os veículos de circulação nacional. Nesse caso, 64% dos respondentes leem a Folha, que é seguida pelo jornal O Globo, com 63%.

Já os jornais locais das bases eleitorais dos parlamentares são lidos por 72%, quando agrupados.

O índice de leitura dos jornais foi medido a partir de pergunta estimulada sobre se os entrevistados costumavam ou não consumir notícias dos jornais elencados, independentemente da plataforma de utilização.

Segundo a amostra, 24% dos parlamentares consomem todos os jornais (publicações locais, Folha, O Globo, Valor Econômico, O Estado de S. Paulo e Correio Braziliense), 22% de três ou quatro jornais, 20% consomem de um ou dois jornais, 19% cinco jornais e 15% dos parlamentares não consomem notícias de nenhum jornal.

Nas menções espontâneas, a Folha aparece em segundo lugar entre os jornais preferidos pelo Congresso, com 35%, ante 40% do Globo. Isolada, a Câmara dos Deputados prefere ler a Folha (34%), seguida por O Globo (33%). A situação se inverte no Senado: naquela Casa, a Folha tem 41% de citações espontâneas e O Globo, 97%.

O levantamento dos jornais preferidos foi feito a partir de citações espontâneas, independentemente da forma de leitura ser papel, online ou outras e permitiu resposta múltipla de até três opções.

Já entre os colunistas, Mônica Bergamo, jornalista da Folha, aparece em primeiro lugar entre os mais acompanhados pelo Congresso. Ela tem 43% e é seguida por Gerson Camarotti, da GloboNews, com 41%.

A pesquisa revelou ainda que o Congresso nunca foi tão digital na hora de consumir notícias, com quase dois terços dos parlamentares usando a internet (redes sociais, sites e portais de notícias e aplicativos de mensagens).

“Se o fluxo de informação mudou radicalmente, os veículos tradicionais continuam com espaço relevante. Quando o parlamentar fica sabendo de um novo acontecimento, é para os sites e portais que ele corre para se atualizar”, afirma o levantamento.

O movimento acontece com 52% dos parlamentares, que procuram tais veículos de forma primária.

Ao mesmo tempo, ao menos 85% dos parlamentares têm o costume de ler ao menos um jornal, na versão digital ou impressa.

O perfil da amostra é 87% masculino e 13% feminino. A faixa etária predominante é acima de 60 anos (29%), branca (69%) e com ensino superior completo (80%).

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com