ArtigosRio de Janeiro

Exposição que destaca recuperação ambiental na Baía de Guanabara chega ao São Gonçalo Shopping

Foto: Divulgação

A exposição TransforMAR, um desdobramento do Projeto Águas da Guanabara, é mais uma iniciativa da Federação de Pescadores do Estado do Rio de Janeiro e é voltada para a educação ambiental e conscientização da sociedade. A exposição chegará ao São Gonçalo Shopping no dia 21 de junho e permanecerá por dois meses.

O objetivo da mostra é divulgar o trabalho realizado pelos pescadores artesanais do litoral dos municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Magé, e seus resultados. A exposição contará com muitas atrações, incluindo uma área dedicada a fotos e vídeos que demonstram tanto as etapas e dificuldades do trabalho quanto as significativas melhorias promovidas no ambiente marinho.

Além disso, haverá um espaço com atividades interativas onde os visitantes poderão explorar a Baía de Guanabara de forma envolvente. O evento receberá não apenas os clientes do shopping e o público local, mas também alunos de escolas públicas e particulares, proporcionando uma grande aula de educação ambiental.

A Baía de Guanabara, conhecida como um dos cartões-postais do Rio de Janeiro é um cenário marcante da paisagem com 53 praias é cercada pelos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói.

A exposição contará com dois ambientes: o primeiro exibirá 36 imagens selecionadas que registram as atividades realizadas no projeto Águas da Guanabara, incluindo o campo, a ação de saúde e a educação ambiental. Os visitantes poderão contemplar algumas espécies de peixes capturadas pelos pescadores e catalogadas por pesquisadores em arrastos científicos realizados na Baía de Guanabara.

O segundo ambiente será mais lúdico. Um dos pontos altos da exposição TransforMAR será um barco de madeira usado pelos pescadores para a limpeza da Baía de Guanabara. Os visitantes e alunos poderão fazer perguntas, tirar dúvidas e até fotos. Toda semana haverá uma surpresa para quem visitar a exposição.

Em dois anos, já foram oferecidas cerca de 850 vagas para participação no projeto e mais de 800 toneladas de resíduos sólidos foram removidas. Esses resultados precisam ser conhecidos pela sociedade.

Esta iniciativa é apoiada por diversas entidades comprometidas com a preservação ambiental: Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do RJ (SEAPPA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e Prefeitura de São Gonçalo, Magé e Itaboraí.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição que destaca recuperação ambiental na Baía de Guanabara chega ao São Gonçalo Shopping


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com