NotíciasPolítica

EUA se preparam para fornecer à Ucrânia mísseis de cruzeiro de longo alcance para atingir o território russo

Os Estados Unidos estão perto de um acordo para fornecer à Ucrânia mísseis de cruzeiro de longo alcance que poderiam atingir profundamente a Rússia, mas Kiev terá de esperar vários meses enquanto os Estados Unidos resolvem problemas técnicos antes da entrega, disseram autoridades norte-americanas.

Espera-se que os mísseis de superfície (JASSM) no pacote de armas sejam anunciados neste outono, disseram três fontes à agência de notícias Reuters, embora nenhuma decisão final tenha sido tomada. As fontes não quiseram ser identificadas.

O envio de JASSMs para a Ucrânia poderia alterar significativamente o equilíbrio estratégico do conflito, colocando uma parte maior da Rússia ao alcance de munições de precisão–uma grande preocupação para a administração Biden.

Publicidade

Analistas militares dizem que os mísseis, que são furtivos e podem atacar mais longe do que a maioria dos outros atualmente no inventário da Ucrânia, poderia empurrar as áreas de preparação e os depósitos de abastecimento russos para centenas de quilômetros.

Até agora, o JASSM só foi instalado em aeronaves projetadas nos EUA. A Ucrânia acabará por operar dezenas de F-16, cada um capaz de transportar dois mísseis de cruzeiro.

Uma autoridade dos EUA disse estarem em andamento esforços para tornar o míssil compatível com sistemas não-
Caças ocidentais no inventário da Ucrânia, que não havia sido relatado anteriormente. Embora o funcionário não tenha fornecido mais detalhes sobre quais aeronaves atualmente na Ucrânia o JASSM pode ser usado, a Ucrânia opera aeronaves MiG-29, Su-24 e Su-27 da era soviética, portanto, estas podem ser uma opção.

O Politico só informou no mês passado que a administração Biden estava “aberta” a fornecer JASSMs à Ucrânia. No entanto, relatórios recentes sugerem que a Ucrânia está cada vez mais perto de receber efetivamente as armas.

Além dos Estados Unidos, que produzem os mísseis, apenas outros três países os têm em serviço atualmente: Austrália,
Finlândia e Polónia. Os mísseis têm uma carga útil de 451 quilogramas (1.000 libras (aprox. 454 kg) e um alcance de 370 quilômetros, enquanto os seus sistemas de orientação são classificados para atingir um raio de 3 metros (10 pés) de um alvo.