CovidNotícias

EUA manifestam preocupação com resultado na Venezuela

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, mostrou-se “seriamente preocupado” nesta segunda-feira (29) com a validade dos resultados anunciados pela comissão eleitoral da Venezuela, que declararam Nicolás Maduro vencedor das eleições deste domingo (28), e questionou se refletem a vontade dos eleitores.

– Temos sérias preocupações de que os resultados anunciados não reflitam a vontade dos votos ou do povo venezuelano – disse Blinken em um pronunciamento à imprensa em Tóquio, ao lado dos seus homólogos da aliança Quad, que, além dos EUA, inclui Japão, Austrália e Índia.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciou ontem a vitória do presidente Nicolás Maduro para exercer seu terceiro mandato consecutivo, em eleições nas quais, segundo a entidade, o atual governante teria obtido 51,2% dos votos.

– É fundamental que cada votação seja justa e transparente – afirmou o chefe da diplomacia americana, que pediu às autoridades eleitorais venezuelanas que “compartilhassem imediatamente a informação com a oposição (…) e publicassem as atas detalhadas de votação”.

*EFE