CovidNotícias

Estudantes na UFRGS fazem abaixo-assinado contra peça que ataca a fé cristã

Um grupo de universitários cristãos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) iniciou um abaixo-assinado contra uma peça teatral com temática anticristã, que será exibida na faculdade a partir de sexta-feira (30).

Um essttudante relatou que a peça chamada “Missa do Pecado” foi divulgada no Instagram da universidade na semana passada, como parte da programação da Mostra de Teatro do Instituto de Artes.

Na publicação no Instagram, o anúncio da peça afirma: “A Profana Igreja da Insurreição da Carne te convida para a Missa do Pecado”.

Publicidade

O enredo da peça, com classificação indicativa de 16 anos, ainda apresenta personagens com nomes sombrios, como “Sabrina Satânica”, “Maligna Lopes” e “Lux Luxúria”.

A sinopse da obra, divulgada no site do Instituto de Artes da UFRGS, convida: “Venha compartilhar nossa cerimônia satânica”.

“É com muita malícia que a Profana Igreja da Insurreição da Carne convida vocês, seres pecantes, para a deliciosa Missa do Pecado. Um espaço de celebração do prazer e da liberdade, e de combate à culpa e ao ódio de si”, afirma.

Junto com a Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade Religiosa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o Instituto Brasileiro de Direito e Religião (IBDR) divulgou uma nota de repúdio, condenando a peça “Missa do Pecado”.

As instituições classificaram a obra como um “escárnio contra a religião Católica Apostólica Romana”. “A realização do evento pode configurar crime contra o sentimento religioso, nos termos do artigo 208, do Código Penal, ao promover o escárnio de crença e vilipendio de ato e do objeto de culto religioso”, afirmou a nota.