NotíciasPolítica

Em sabatina Folha/UOL, Marçal repete desinformação dita no Roda Viva

O influenciador Pablo Marçal (PRTB) foi o primeiro candidato à Prefeitura de São Paulo a comparecer à sabatina da Folha/UOL, nesta quarta-feira (4). Tabata Amaral (PSB) participou do evento nesta quinta (5) e outros postulantes ao pleito ainda devem ser entrevistados.

Como em sabatinas anteriores, Marçal deu algumas derrapadas. Ele errou ao afirmar que 50% das empresas do Brasil estão localizadas no estado de São Paulo. Das 22.405.452 empresas ativas no país, 6.490.390 estão no estado paulista, o que representa uma concentração de 28,9%, segundo dados do Mapa de Empresas, ferramenta do governo federal.

Em outro momento, o candidato foi impreciso ao comparar o número de investidores na bolsa de valores do Brasil com outros países, como Estados Unidos e nações europeias, dizendo que só 3% dos brasileiros investem seu dinheiro. Se consideramos investimentos apenas ações, títulos privados, fundos de investimentos, moedas digitais e Tesouro Direto, de fato, o brasileiro investe pouco, segundo a 7ª edição do Raio X do Investidor, realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em parceria com o Datafolha. Mas a caderneta de poupança também é considerada um investimento e, neste caso, 25% investem nela.

Outra área em que ele desinformou foi segurança pública. Se eleito, afirmou que começará um programa de instalação de câmeras pelo bairro de Pinheiros, que, segundo ele, seria o “mais violento, com roubo e furto”. Mas, de acordo com análise de boletins de ocorrência do 1º semestre de 2023 feita a pedido do UOL, Pinheiros é o quarto bairro com mais furtos de celular. Furto e roubo são os crimes mais recorrentes no país depois do estelionato. O bairro fica atrás da República, Bela Vista e Consolação.

Como no Roda Vida, Marçal acertou ao dizer que menos de 38% das crianças de até 7 anos foram alfabetizadas em São Paulo. A Folha mostrou que 37,9% dos alunos da rede municipal estão alfabetizados, segundo o indicador “Criança Alfabetizada”, lançado no ano passado pelo Ministério da Educação.

Ao criticar o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) à reeleição de Ricardo Nunes, Marçal falou a verdade quando mencionou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Ontem saiu uma notícia, nem sei a veracidade da notícia, estou falando pela notícia, que o Bolsonaro falou que o Tarcísio tem que se afastar (de Nunes)”, disse o ex-coach.

De fato, conforme a Folha publicou nesta terça-feira (3), o ex-presidente disse a Tarcísio que o apoio a Nunes poderia prejudicar a imagem do governador.

VERDADEIRO OU FALSO

Recebeu um conteúdo que acredita ser enganoso? Mande para o WhatsApp 11 99581-6340 ou envie para o email folha.informacoes@grupofolha.com.br para que ele seja verificado pela Folha.

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com