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Eduardo Paes promete ampliar “conexão BRT” e integrar sistema com ônibus da Baixada Fluminense

Foto: Tata Barreto

Durante uma visita à garagem do BRT em Deodoro, na Zona Oeste, nesta quinta-feira (5/9), o prefeito do Rio e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD), assumiu o compromisso de expandir a oferta da “conexão BRT”, um sistema híbrido que facilita a mobilidade dos moradores de áreas mais afastadas da cidade. Paes também destacou a importância de integrar o transporte público da Baixada Fluminense com os terminais de BRT da cidade, como parte de um projeto mais amplo de mobilidade urbana.

Segundo o prefeito, a “conexão BRT” é uma inovação que permite que ônibus urbanos híbridos acessem as estações e terminais do BRT, oferecendo mais opções de deslocamento para áreas como Sepetiba e Guaratiba, que ainda enfrentam desafios de mobilidade. “Vamos criar mais conexões como esta ao longo do próximo mandato“, afirmou Paes, destacando a importância de melhorar o transporte para essas regiões.

Integração com ônibus intermunicipais

Paes ressaltou a necessidade de uma maior integração entre os ônibus da Baixada Fluminense e o BRT, especialmente no corredor Transbrasil, que já conta com dois grandes terminais metropolitanos prontos – Missões e Margaridas. “Os ônibus da Baixada vão chegar aos terminais, e as pessoas vão embarcar no BRT, pagando apenas um bilhete. A integração rápida e eficiente é o nosso objetivo”, explicou o prefeito, enfatizando a disposição da Prefeitura em investir para que essa conexão aconteça.

A nova garagem e o sistema revitalizado do BRT

A garagem do BRT em Deodoro, com 22 mil metros quadrados, abriga 153 dos 713 novos articulados que integram a frota da cidade. Inaugurada recentemente, a garagem atende o corredor Transbrasil, que opera desde março deste ano e faz a ligação entre Deodoro e o Terminal Intermodal Gentileza, conectando-se ao VLT, ônibus convencionais e à Rodoviária Novo Rio.

O corredor Transbrasil possui 26 quilômetros de extensão, cruzando 18 bairros e transportando, em média, 72 mil passageiros por dia útil. A viagem completa no corredor leva cerca de 40 minutos.

Revitalização do BRT Carioca

O BRT Carioca passou por uma ampla revitalização nos últimos quatro anos, com investimentos de aproximadamente R$ 2 bilhões. O sistema conta com quatro corredores expressos – Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil – e transporta quase 500 mil passageiros diariamente. Entre as melhorias estão a reforma de 120 estações, a recuperação da pista do corredor Transoeste e a construção de dois novos terminais e cinco garagens públicas.

No início de 2021, apenas 120 ônibus estavam em condições de operação, a maioria em estado precário, e 46 estações estavam fechadas devido a vandalismo. A atual gestão reformou essas estações e reabriu o sistema, implementando medidas para melhorar a qualidade do serviço.

Frota moderna e segura

A nova frota de ônibus articulados do BRT é acessível e ambientalmente responsável, com veículos que emitem 80% menos poluentes. Os ônibus são equipados com rampas para cadeirantes, alertas audiovisuais e câmeras de segurança. O sistema também conta com o programa BRT Seguro, que patrulha e monitora o sistema para evitar assaltos, vandalismo e calotes.

Outros corredores do sistema BRT

  • Transoeste: Primeiro corredor do BRT Carioca, com 56 quilômetros de extensão e 66 estações, ligando a Barra da Tijuca a Santa Cruz, Campo Grande e Jardim Oceânico.
  • Transcarioca: Com 39 quilômetros de extensão e 45 estações, conecta 27 bairros das zonas norte e oeste, com integração com a Supervia e o Metrô.
  • Transolímpica: Inaugurada para os Jogos Olímpicos de 2016, tem 23 quilômetros de extensão e 21 estações, conectando o Parque Olímpico da Barra da Tijuca ao Parque Olímpico de Deodoro.

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