ArtigosRio de Janeiro

Economia marítima será tema de seminário no Teatro Popular de Niterói

Ilhas Cagarras / Reprodução: Internet

Terceiro estado com maior extensão litorânea do Brasil, o Rio de Janeiro receberá, no dia 15 de agosto, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, o I Seminário da Economia do Mar, focado no associativismo e na economia compartilhada. Com o tema “Economia Azul”, o encontro, que é gratuito, reunirá representantes de várias cadeias produtivas para discutir estratégias de exploração sustentável dos recursos marinhos.

O evento é de grande importância para o Rio de Janeiro, que abriga a maior economia do mar do País, segundo o site Atual. A liderança fluminense é impulsionada por atividades de grande importância para a economia nacional, entre elas: energia offshore, construção naval, portos, turismo, defesa, bioeconomia e pesca.

O seminário contará com painéis de grande relevância para a cadeia produtiva da economia marítima, com destaque para:

Turismo e Economia das Praias – setor estratégico para a economia fluminense e da capital. A cadeia produtiva concentra um grande potencial de geração de empregos e para se desenvolver exige a integração de destinos turísticos por vias terrestres e marítimos, que resultam na promoção da Economia das Praias e demais atrativos costeiros.

Portos e Marinas – quanto à infraestrutura portuária e marítima, o Rio de Janeiro é líder em operações de marinas e vice-líder em atividades portuárias. Neste painel, serão discutidas propostas para o desenvolvimento dos dois setores.

Construção Naval e Náutica – mesmo enfrentando problemas, o setor naval fluminense ocupa um lugar de destaque no setor da construção e manutenção naval. Os desafios para a qualificação e renovação da mão de obra, e o descomissionamento de embarcações serão alguns dos termas a serem debatidos.

Baía de Guanabara – ativo importante para a economia do Estado, a revitalização da Baía de Guanabara será outro assunto de destaque no evento. Dado o seu alto potencial pesqueiro, portuário, imobiliário, turístico, cultural e imobiliário, a balneabilidade das águas da Baía é uma meta a ser perseguida. O Governo do Estado e entidades associadas planejam que 90% das águas locais apresentem boas condições de salubridade até 2033.

Inovação e Desenvolvimento Local

No painel, os debates serão sobre inovação azul – estratégias colaborativas conhecidas como Blueteck, cujo foco é a abertura de negócios e elaboração de soluções sustentáveis no uso dos recursos marinhos.

Clusters e Cidades Costeiras – o desenvolvimento de clusters e cidades costeiras e lagunares, também será tema de debate dado o seu impacto no desenvolvimento econômico, social e ambiental regional.

“Mar à Vista: Vamos Empreender a Economia do Mar Sustentável, a Nossa Amazônia Azul” é o chamado do seminário às autoridades públicas e entidades privadas, para que o Rio de Janeiro tome posse da sua liderança nacional e internacional no cenário da economia marítima sustentável.

O seminário é uma realização da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Rio de Janeiro (Facerj), em parceria com o Sistema OCB-Sescoope RJ, Portos Rio, CODIN, Fecomércio RJ, Neltur, BR Marinas, entre outras instituições. O evento conta com o apoio do apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Sebrae RJ e ABEEMAR.

O Teatro Popular Oscar Niemeyer fica na Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n, Centro de Niterói.

Programação do Evento:

Manhã

  • 8:30 h – Credenciamento
  • 9:00 h – Abertura Institucional
  • 9:30 h – Palestra: O Fomento ao Desenvolvimento Local por meio da Economia do Mar Sustentável e Inovação (Bluetech)
  • 10:30 h – Palestra: O Setor do Turismo como Vetor de Desenvolvimento Local
  • 11:30 h – Palestra: A Baía de Guanabara e a Economia Azul: Saneamento, Entrepostos e Pesqueiros.
  • 12:30 h – Almoço

Tarde

  • 14:00 h – Palestra: Portos, Entrepostos Pesqueiros e Marinas como “Hubs da Economia Azul”
  • 15:00 h – Palestra: Construção Naval e Náutica: Criando Emprego e Renda por meio da Economia do Mar Sustentável
  • 16:00 h – Palestra: Setor de Energia: O Futuro através da Economia do Mar Sustentável
  • 17:00 h – Palestra: Cooperativismo Municipal, uma alternativa para o desenvolvimento territorial local.
  • 18:00 h – Encerramento: Mar à Vista: Cocktail de Encerramento

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Economia marítima será tema de seminário no Teatro Popular de Niterói


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com