NotíciasPolítica

Dino brinca com rouquidão de Moraes durante julgamento sobre maconha no STF: 'Cantou Evidências ontem'; VEJA O VÍDEO

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino brincou com a rouquidão na voz do também ministro Alexandre de Moraes durante sessão em que a Corte formou maioria para descriminalizar o porte de maconha para consumo pessoal. O magistrado disse, em tom bem-humorado, que Moraes “cantou ‘Evidências’ ontem”, em referência à clássica canção da dupla Chitãozinho e Xororó. A fala de Dino ocorreu um dia após um vídeo em que o ministro Luís Roberto Barroso aparece cantando a música com estudantes brasileiros na Inglaterra repercutir nas redes.

O episódio ocorreu quando Moraes pediu a palavra após o ministro Dias Toffoli complementar o seu voto. Também em tom descontraído, o magistrado justificou não ter cantado ou fumado cigarro.

Veja o vídeo:

Publicidade

Por maioria de votos, o STF descriminalizou, nesta terça-feira, o porte de maconha para consumo pessoal. Na prática, a decisão da Corte significa que o uso da substância deixará de ser crime, o chamado ilícito penal, e passará a configurar um ilícito administrativo. Os ministros ainda não definiram qual é a quantidade que será determinada para que se diferencie traficante de usuário – a proclamação final será feita nesta quarta-feira.

Além disso, todos os ministros que votaram consideram que deve haver uma quantidade da droga que faça a pessoa ser presumida como usuária, e não traficante. Ao final da sessão, o presidente do STF afirmou que nesta quarta-feira um número “médio” deve ser anunciado, equalizando as propostas de todos, 40 gramas.