NotíciasPolítica

‘Dia do Patriota’ é revogado por vereadora do PSOL

A revogação do ‘Dia do Patriota’ foi aprovada em sessão plenária após alteração da ordem do dia por vereadores de Porto Alegre.

A revogação foi confirmada em uma votação em sessão plenária realizada à tarde. A votação se deu após acordo com os líderes de bancadas, feito em reunião extraordinária nesta segunda-feira (28) e já anunciado pelo presidente da casa, Hamilton Sossmeier (PTB). De acordo com a Câmara, o projeto de revogação foi protocolado pela vereadora Karen Santos (PSOL) na sexta-feira (25).

“É uma vitória da coletividade. Acompanhamos de perto nos últimos dias, a repercussão da questão a nível nacional, e após a reunião de hoje chegamos a um acordo, com a união dos vereadores, independente de partidos e questões ideológicas”, disse Sossmeier.

O projeto passou rapidamente pelas comissões, em regime de urgência, o que permitiu que fosse apreciado e votado no plenário. O projeto passou a ser o primeiro da lista de votações depois da alteração da ordem do dia.

Como definido pela manhã, não houve manifestações na tribuna, o que adiantou a votação. O resultado final foi de 31 votos favoráveis e uma abstenção, de Jessé Sangalli (Cidadania).

O que é o Dia do Patriota?

A ideia partiu do vereador Alexandre Bobadra (PL). No projeto de lei, apresentado em março, ele não menciona as manifestações na capital federal nem o motivo de ter escolhido o dia 8 de janeiro para celebrar o patriota.

Na justificativa de duas páginas, ele apresenta diversas definições do que é patriotismo, usando citações do jurista Miguel Reale Jr., do filósofo Luiz Felipe Pondé e do escritor Olavo de Carvalho.

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com