NotíciasRio de Janeiro

Destino do lixo é um grande problema para a Prefeitura de Teresópolis (RJ)

O incêndio no aterro sanitário de Teresópolis (RJ), na região serrana fluminense, já foi controlado, mas alguns focos permanecem ativos até a manhã desta terça-feira (27).

De acordo com a Prefeitura, o incidente começou nas primeiras horas da manhã de segunda-feira (26), em uma área de mata próxima ao lixão do Fischer e se espalhou pela cidade, causando transtornos à população.

Esse foi o caso, por exemplo, do morador Júlio Cehsar, que teve problemas na hora de levar o filho para a escola. Pela manhã, três pessoas deram entrada em unidades de saúde do município com quadro de tosse seca leve. Elas fizeram nebulização e foram liberadas.  

Segundo a prefeitura, as aulas foram suspensas em escolas próximas ao incêndio por conta da densa fumaça que se formou. Dezessete escolas e cinco creches da rede municipal de ensino encontram-se fechadas. As aulas voltaram ao normal nesta terça-feira (27)

Os animais mais sensíveis que estavam abrigados no canil municipal próximo ao aterro sanitário foram transferidos para um abrigo temporário e passam bem. 

A Prefeitura informa que o aterro sanitário já havia sido interditado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e desde então vem operando sob liminar judicial. 

Segundo o município, há um acordo em andamento para resolver a questão do aterro sanitário do município, que pede na Justiça para que o Governo do Estado pague o transbordo, já que Teresópolis não tem condições de arcar com o custo anual de quase R$ 20 milhões do serviço.

A próxima audiência está prevista para 20 de julho, quando a justiça deverá definir as responsabilidades de ambas as partes. 

Sobre as prováveis causas do incêndio, a suspeita é que tenha sido criminoso. As investigações para identificar possíveis responsáveis já começaram.

Equipes de combate ao incêndio

Por meio de nota oficial, a Prefeitura informou na manhã desta terça-feira (27), “que ainda há foco de incêndio no aterro sanitário, mas de menor tamanho e que está produzindo menos fumaça do que a observada na segunda-feira.

“O Corpo de Bombeiros trabalhou durante todo o dia de ontem no combate ao incêndio, acompanhado das equipes das secretarias municipais de Defesa Civil, Meio Ambiente, Segurança Pública e de Obras e Serviços Públicos”, destaca um trecho da nota.

A prefeitura também informou que continua a construção de um acesso com retroescavadeiras para que as equipes possam acessar o local exato do foco de incêndio e, assim, eliminá-lo definitivamente.

“Falta pouco para conclusão desse trabalho. Também segue a investigação do incêndio, pois tudo indica tratar-se de um ato criminoso”, diz a nota.

Tanto o Corpo de Bombeiros quanto as equipes da Prefeitura estão no local.  As atividades foram paralisadas à noite por segurança, seguindo as recomendações do Corpo de Bombeiros.

Nesta terça-feira, 14 escolas e 06 creches municipais do entorno estão com as aulas suspensas. A Secretaria Municipal de Educação está avaliando a situação, juntamente com órgãos técnicos, e trará novas diretrizes sobre o andamento das aulas nas outras unidades escolares e no turno da tarde. Já as unidades de saúde e transporte público, segundo a Prefeitura, funcionam normalmente.

*Com informações da EBC e edição da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Diário da Guanabara, o melhor site de notícias do Rio de Janeiro.

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO TELEGRAM

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO INSTAGRAM

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com