NotíciasPolítica

Deputada pede a ministérios ações para ampliar acesso de indígenas a universidades

A deputada Juliana Cardoso (PT-SP) enviou ao MEC (Ministério da Educação) e ao Ministério dos Povos Indígenas um requerimento sugerindo que façam estudos para a implementação de ações que ampliem o acesso de indígenas a universidades federais e instituições de ensino técnico de nível médio.

A parlamentar lembra que, por causa da lei de cotas e de outras políticas de estímulo, os indígenas representam 0,5% das matrículas de graduação, segundo o Censo da Educação Superior de 2021 —o grupo responde por 0,83% do total de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico de 2022.

Ela cita como exemplos iniciativas de instituições para incentivar o ingresso dessa população, como vestibulares indígenas. Na UnB, processo seletivo do tipo é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a Fundação Universidade de Brasília e a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas).


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com