CovidNotícias

Depois de quase 160 dias, cidades de Goiás, Brasília e Palmas registram chuva

Depois de quase 160 dias, cidades de Goiás registraram chuva neste sábado. O Brasil vive a pior seca da série histórica, segundo análise do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Nas redes sociais, chuvas foram relatadas em municípios como Goiânia, Córrego do Ouro, Aparecida de Goiânia, Mineiros, Pirenópolis, entre outros. Em Morrinhos, há relatos até mesmo de granizo. A água foi bem-vinda e acompanhada de postagens com celebração em meio à forte estiagem.

“Aquilo que parecia impossível… sim, está chovendo no Goiás!!”, escreveu um usuário do Threads. “A chuva chegou no meu Goiás, obrigada meu Deus!”, disse outro.

Publicidade

Na capital do país, Brasília, alguns internautas relataram chuvas rápidas nesta tarde: “O evento ‘chuva em Brasília’ foi tão lindo que enquanto eu estava gravando stories dirigindo pra mostrar a chuva, as pessoas dos carros dos lados também estavam”, disse um usuário do Bluesky.

Porém, outros disseram não ter visto cair água nas regiões da cidade onde moram: “O cheirinho de chuva em Brasília, mas não cai uma gota, Meu Deus”, escreveu um perfil também no Bluesky.

Outros locais do país que também enfrentavam meses sem chuva voltaram a chover nesta semana. Em Palmas, capital do Tocantins, pancadas rápidas foram registradas na última quarta-feira após quase 130 dias de estiagem.

“Em Taquaralto, na região sul de Palmas, a chuva que caiu nesta quarta-feira, 25, foi tão intensa que teve área alagada com carro sem conseguir sair do lugar. O alagamento foi registrado em um viaduto na BR-010”, chegou a relatar um internauta no Bluesky.

A queda de chuvas era esperada pela previsão do tempo. Segundo os meteorologistas do Climatempo, a frente fria que avançou sobre o Sudeste ajudou a levar umidade para as áreas, estimulando a formação de nuvens de chuva.

Já em Belo Horizonte, capital mineira, que também tem sofrido com a seca, a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta para a possibilidade de pancadas de chuva com raios e rajadas de vento até domingo.