CovidNotícias

“Declarações antissemitas de Lula não separarão nossas nações”

O ministro de Relações Exteriores israelense, Israel Katz (ao centro na foto), publicou uma mensagem (também em português) em suas redes sociais nesta quinta-feira, 21, para saudar os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil, à direita na foto), e de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos, à esquerda na foto), que visitam Israel a convite do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

A mensagem de Katz, o membro do governo israelense que mais reagiu à comparação de Lula entre a reação de Israel contra o Hamas e o Holocausto, diz o seguinte:

“Fiquei feliz em me encontrar hoje com dois grandes amigos do Estado de Israel, o governador de São Paulo @tarcisiogdf e o governador de Goiás @ronaldocaiado, que representam dezenas de milhões de brasileiros e vieram apoiar Israel.

Publicidade

Eu disse a eles que não abrimos mão do povo brasileiro, que apoia o povo judeu e o Estado de Israel e simpatiza com a nossa guerra justa contra a organização terrorista assassina Hamas, e agradeci a eles pela comovente solidariedade que vieram demonstrar para com o povo de Israel.

As declarações antissemitas do presidente @LulaOficial não separarão nossas nações. Nossos valores compartilhados são os inimigos de nossos inimigos – juntos venceremos.”

Visita

Caiado e Tarcísio foram convidados por Netanyahu junto com outros governadores, como Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, mas foram os únicos que aceitaram o convite. O ex-presidente Jair Bolsonaro também foi chamado, mas seu passaporte está retido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por conta de investigações da Polícia Federal.

Em território israelense, os governadores brasileiros, dois dos cotados para disputar a presidência pela direita em 2026, pediram desculpas pelas declarações de Lula.

Além de encontrar o ministro das Relações Exteriores israelense, eles se reuniram com o próprio Netanyahu e com o presidente de Israel, Isaac Herzog.