NotíciasPolítica

Datafolha: Marçal dispara entre eleitores de Bolsonaro e supera Nunes entre os de Tarcísio

O influenciador Pablo Marçal (PRTB) disparou mais uma vez entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), deixando o prefeito Ricardo Nunes (MDB) para trás nesse público a três dias das eleições à Prefeitura de São Paulo, mostra o Datafolha.

O autodenominado ex-coach subiu de 43% para 51% das intenções de voto desse grupo na última semana, enquanto o emedebista fez o movimento contrário, de 39% para 32%. A distância entre eles, portanto, subiu de 4 para 19 pontos percentuais.

Marçal também retomou a dianteira entre os eleitores do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Se na semana passada ele dividia esses votos igualmente com Nunes, com ambos marcando 40%, agora o ex-coach passou para 46% e o prefeito, para 35%, uma distância de 11 pontos.

A melhora de Marçal nos dois segmentos acontece apesar dos esforços do governador para impulsionar Nunes. Como mostrou a Folha, a campanha do prefeito vive um momento de crise, ameaçada pela adesão da direita conservadora ao influenciador, que ganhou apoiadores como Ricardo Salles (PL-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG) e Marco Feliciano (PL-SP).

Apesar de apoiá-lo oficialmente, Bolsonaro ainda resiste em embarcar efetivamente na campanha do emedebista. Na noite desta quarta (2), o ex-presidente fez uma breve citação à disputa em São Paulo e ao candidato a vice indicado pelo seu partido, Ricardo Mello Araújo (PL).

“Tem o nosso candidato a prefeito. Tem o meu vice, é uma pessoa fantástica. Lembro que o Nunes era vice, aconteceu uma tragédia com o Bruno Covas e ele assumiu. Ninguém quer que Nunes seja eleito e aconteça uma passagem para o Mello Araujo assumir. Agora, se o Nunes fosse mal intencionado, ele nunca aceitaria o Mello Araújo como candidato a vice”, disse.

No cenário geral, a pesquisa Datafolha mostra uma disputa embolada no primeiro turno, com Guilherme Boulos (PSOL) registrando 26% das intenções de votos, empatado tecnicamente com Nunes e Marçal, que têm 24% cada um.

O instituto entrevistou 1.806 eleitores paulistanos de terça-feira (1º) até esta quinta (3). Encomendado pela Folha e pela TV Globo, o levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o código SP-09329/2024. O nível de confiança é de 95%.

Já entre os que votaram no presidente Lula (PT) em 2022, o deputado Guilherme Boulos (PSOL) segue liderando com folga. Ele atingiu 50% desses eleitores, um ponto a mais do que na semana passada. O restante do espólio do petista segue dividido principalmente entre Nunes (19%) e Tabata Amaral, do PSB (14%).

Apesar disso, Boulos ainda demonstra dificuldade para atrair apoiadores de seu padrinho político que historicamente votam no PT, como os de baixa renda e moradores da periferia. O consórcio PSOL-PT depositava expectativas em uma participação mais intensa do presidente nos atos de rua, o que se frustrou durante a campanha.

O plano teve mais uma intercorrência nesta quarta, com o cancelamento de uma live de Boulos com Lula que foi suspensa após um problema no avião em que o presidente voltava do México. Bolsonaro aproveitou sua transmissão para ironizar o episódio: “Ele [Lula] não participa de comício, não faz carreata e nem faz live. [Boulos] Vai levar uma lavada”, afirmou.

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com