NotíciasPolítica

Datafolha: André Fernandes tem 45%, e Evandro Leitão, 43%, em Fortaleza

Candidatos à Prefeitura de Fortaleza, André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) estão tecnicamente empatados na disputa de segundo turno, de acordo com pesquisa Datafolha de intenção de voto divulgada na noite desta quinta-feira (17).

O candidato bolsonarista possui 45% das intenções de voto, ante 43% do petista, com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Outros 4% afirmaram votar em branco ou nulo, e 8% não sabem ou não responderam.

O levantamento foi contratado pelo grupo O Povo e entrevistou presencialmente 826 pessoas entre terça-feira (15) e esta quinta-feira (17) na capital cearense. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo CE-01856/2024.

Na pesquisa anterior, divulgada no dia 10, Fernandes tinha 47% das intenções de voto, ante os 45% de Leitão, enquanto 6% afirmaram votar em branco ou nulo, e 2% se disseram indecisos.

No primeiro turno, o candidato do PL terminou na liderança, com 40,20% dos votos válidos (isto é, excluindo os votos brancos e nulos), seguido por Leitão, com 34,33% dos votos. A pesquisa divulgou os votos totais, considerando os indecisos e os que não devem escolher algum postulante.

Os resultados espontâneos —quando o entrevistador não fornece ao eleitor os nomes dos candidatos— mostram Fernandes com 34%, ante 36% na semana passada, enquanto Leitão alcançou 28%, contra 32% na pesquisa anterior.

O Datafolha também perguntou em qual dos dois candidatos os eleitores não votariam. Entre os entrevistados, 45% disseram que não votariam de jeito nenhum no petista, enquanto 47% afirmaram que não votariam de forma alguma no candidato do PL.

Para o segundo turno, Fernandes recebeu o apoio de Capitão Wagner (União Brasil), que ficou em quarto lugar no primeiro turno, com 11,4% dos votos válidos. O candidato bolsonarista também é apoiado, na segunda fase da eleição, pelo ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT).

O PDT rachou em Fortaleza após a derrota no primeiro turno, em que o atual prefeito, José Sarto, obteve 11,75% dos votos válidos, encerrando a disputa na terceira colocação. Ele declarou neutralidade no segundo turno, mas o partido está dividido. Uma parte da bancada da legenda na Câmara dos Vereadores está ao lado de Fernandes, enquanto outra ala optou por seguir com Leitão.

Nesta quinta, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, que é presidente nacional licenciado do PDT, externou posicionamento a favor de Leitão e criticou a postulação de André.

Para reforçar a campanha de Evandro, o presidente Lula esteve em Fortaleza na sexta-feira (11). O ato também contou com as presenças do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e do ministro da Educação, Camilo Santana, aliados do candidato.

O prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), também esteve em um comício com o candidato do PT em Fortaleza. A ida dele à capital cearense foi um pedido de Camilo Santana. Como João Campos tem 2,7 milhões de seguidores apenas no Instagram —parte deles, moradores de Fortaleza—, a ideia no núcleo petista era fazer um contraponto a Fernandes na esfera digital.

Colaborou Marcelo Toledo, de Ribeirão Preto

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com