NotíciasRio de Janeiro

Crise financeira no Rio: Servidores organizam protesto na porta do Palácio Guanabara

O Fórum Permanente dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro promove nesta quarta-feira, dia 12 de março, a partir das 10 horas, um ato unificado em frente ao Palácio Guanabara. 

O protesto do funcionalismo estadual é para cobrar do governador Cláudio Castro (PL-RJ), um posicionamento das reivindicações e valorização do serviço público estadual. O movimento também promete lembrar os escândalos de corrupção envolvendo Castro.

Os servidores estaduais estão cobrando a recomposição salarial e garantia dos direitos, omo a segunda e terceira parcelas do acordo que o governador fez com a Alerj para a recomposição salarial. O acordo foi firmado em fevereiro de 2021, mas, segundo a categoria, até o momento não foi cumprido.

O acordo previa a recomposição das perdas salariais de 2017 a 2021, que seriam pagas em três parcelas: a primeira de 13,5% chegou a ser paga em fevereiro de 2022, a segunda de 6,5% teria que ter sido paga em fevereiro de 2023, mas foi adiada. Já   3ª com mais 6,5% tinha a previsão de ser efetuada no início de 2024, o que ainda está somente na promessa.

Os servidores estaduais também estão preocupados com a possibilidade do Estado não ter caixa para honrar seus compromissos com o funcionalismo a partir do segundo semestre, em função dos fatores atrelados ao Regime de Recuperação Fiscal. 

*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Diário da Guanabara, o melhor site de notícias do Rio de Janeiro.

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO TELEGRAM

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO INSTAGRAM

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com