CovidNotícias

Crise federativa nos EUA: Trump diz que Texas deve usar Guarda Nacional para garantir segurança de fronteira

O ex-presidente Donald Trump convocou governadores a usarem seus soldados da Guarda Nacional para remover migrantes de volta pela fronteira. Sua postagem no Truth Social segue declarações de 25 governadores republicanos apoiando o confronto do Estado do Texas contra a administração Biden em Shelby Park.

“Encorajamos todos os Estados dispostos a enviarem suas guardas para o Texas para impedir a entrada de ilegais, e para removê-los de volta pela fronteira”, escreveu o presidente Trump. “Todos os americanos deveriam apoiar as medidas sensatas das autoridades do Texas para proteger a Segurança, Segurança e Soberania do Texas, e do povo americano.”

Na primeira parte de sua postagem, Trump escreveu: “Diante desta Catástrofe de Segurança Nacional, Segurança Pública e Saúde Pública, o Texas invocou corretamente a Cláusula de Invasão da Constituição e deve receber total apoio para repelir a Invasão.”

Publicidade

Os comentários do ex-presidente vieram no dia em que 25 governadores republicanos, do Alasca à Flórida, de New Hampshire a Nevada, emitiram declarações de apoio ao Texas e à missão do governador Greg Abbott de assegurar a fronteira sul do estado.

“Se Greg Abbott precisar de mais arame farpado, eu mesmo o carregarei em uma caminhonete”, disse a governadora da Dakota do Sul, Kristi Noem, à Fox News na noite de quinta-feira.

Na terça-feira, o Departamento de Segurança Interna enviou uma segunda carta exigindo ao Procurador-Geral do Texas, Ken Paxton, que o Estado permita acesso total e irrestrito ao Shelby Park em Eagle Pass, conforme reportou Randy Clark do Breitbart Texas. O Departamento Militar do Texas assumiu o parque no início deste mês e expulsou os agentes da Patrulha da Fronteira, exceto aqueles que lançam barcos no Rio Grande.

“Até 26 de janeiro de 2024, por favor confirme que o Estado fornecerá à Patrulha da Fronteira dos EUA o acesso descrito acima”, escreveu Jonathan E. Meyer, Conselheiro Geral da DHS, na carta para Paxton. “Se o Estado recusar o acesso solicitado em parte, mas não no todo, por favor especifique qual acesso você pretende negar.”

À medida que o prazo se aproximava, Abbott manteve firme o controle do Estado sobre o Shelby Park e a pequena seção da fronteira do Rio Grande com o México.

“O Texas tem o direito constitucional de defender e proteger a si mesmo”, disse Abbott à Fox News. “Continuaremos a manter a linha.”

Desde o início do novo ano fiscal em 1º de outubro de 2023, agentes da Patrulha da Fronteira apreenderam mais de 460.000 migrantes que cruzaram ilegalmente a fronteira entre os portos de entrada nos cinco setores baseados no Texas, de acordo com relatórios não oficiais da Patrulha da Fronteira revisados pelo Breitbart Texas.