CovidNotícias

Crateras se multiplicam em área rural na Turquia e alarmam agricultores

Fatih Sik, um agricultor de 45 anos de Konya, na região central da Anatólia (Turquia), tem medo. O motivo está bem claro: crateras estão se espalhando por suas terras, localizadas numa vasta província agrícola conhecida como o celeiro da Turquia.

As primeiras crateras surgiram séculos atrás. Porém, nos últimos anos, elas se multiplicaram assustadoramente, devido ao aumento da seca e ao subsequente uso excessivo das águas subterrâneas para irrigação, segundo especialistas.

Algumas crateras apareceram nos grandes campos de milho, de beterraba e trigo que pontilham a planície de Konya. Algumas chegam a ter 50 metros de profundidade, o equivalente a um prédio de 16 andares.

Publicidade

Buracos se abrem na Turquia e assustam agricultores
Buracos se abrem na Turquia e assustam agricultores



 

“Enquanto dirijo meu trator pelo campo, fico pensando que qualquer lugar pode afundar e sei que há morte no fundo”, desabafou Fatih, de acordo com a agência France Presse.

“Para cada rega, os trabalhadores trazem alguém com eles por medo. Os colhedores não colhem, os semeadores não semeiam. É um problema em todos os sentidos. Quando um agricultor vê o buraco, ele não voltará”, completou Yigit Aksel, de 32 anos, outro agricultor da região.

Arif Delikan, professor da Universidade Técnica de Konya explicou a origem do fenômeno:

“Houve seca nos últimos 10.000 anos em Konya. Não devemos ignorar isso. Mas nos últimos vinte anos, perdemos as nossas águas superficiais. Depois de perdermos estas águas superficiais, a região de Konya teve que mudar para a agricultura irrigada (o que levou à abertura das crateras).”