ArtigosRio de Janeiro

Contação de história conscientiza sobre equidade de gênero na Bienal do Livro

(Foto: Divulgação)

Entre as atrações da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que começa nesta sexta-feira (01/08), no Riocentro, Zona Oeste do Rio, está a contação de história do livro infantil “Eu Só Quero Brincar“, escrito pela psicóloga e atriz Luana Menezes, que é especialista em psiquiatria e psicanálise com crianças e adolescentes pela UFRJ.

É um avanço para a nossa sociedade termos espaços para colocar assuntos que até então eram vistos como tabus, principalmente na Bienal, que é a maior festa literária do país. Ter nas instituições, na fala do cotidiano, reflexões sobre não aceitarmos mais comportamentos machistas, sexistas, de preconceito seja de gênero, raça, entre outros, é de uma importância social muito grande, ainda mais quando começamos essa abordagem de forma lúdica desde a infância, visando proteger e preservar a sensibilidade das crianças para que sejam jovens e adultos pensantes”, diz Luana Menezes.

O enredo do livro “Eu Só Quero Brincar” alerta para a necessidade de promover a equidade de gênero desde a infância, deixando meninos e meninas livres para brincarem do que quiserem, seja boneca, carrinho, panelinha, autorama, sem que ocorra discriminação sobre o que é brincadeira de menino ou menina.

Meu filho foi a inspiração para esse livro. Sabemos que na nossa cultura machista todos nós sofremos repressões, principalmente os meninos que são colocados para serem fortes, brabos, não chorarem, o que causa fortes danos emocionais, prejudicando relações inclusive afetivas na maior idade. No meu livro abordo a importância de nos libertarmos de padrões e sermos livres para nos expressarmos. Isso é fundamental para a nossa saúde mental e preservação da nossa identidade. Criar meninos e meninas buscando a equidade de gênero desde a infância faz diferença na visão de mundo e relações mais respeitosas que irão estabelecer quando adultos“, revela a autora.

A contação de história do livro da @luanamenezespsi, que conta com músicas, interação, sessão de autógrafos e brinde, será realizada sábado (02/08), às 11h, no Pavilhão 4 (Verde)Estande U-20. O livro estará à venda durante todos os dias do evento, de 1 a 10 de setembro, no estande da @tagthutor.


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com