ArtigosRio de Janeiro

Construtora Concal pede recuperação judicial no Tribunal de Justiça do Rio

O arquiteto e urbanista José Conde Caldas, fundador da Concal / Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, a construtora Concal, com mais de meio século de atuação no estado do Rio de Janeiro, submeteu à Justiça do Rio um requerimento de recuperação judicial (antiga concordata). É o que informou o jornalista Ancelmo Gois, em sua coluna. A Concal nasceu Construtora Conde Caldas, e foi fundada pelo arquiteto e urbanista José Conde Caldas, um baiano apaixonado pelo Rio de Janeiro que já entregou mais de 160 projetos imobiliários – principalmente na Zona Sul da Cidade – e é considerado um dos principais personagens do mercado imobiliário da cidade.

Possuindo uma dívida total que alegadamente chegaria a R$ 97.011.549,07, a construtora, representada pelo escritório de advocacia Kalache, Chame, Costa Braga, comunicou ao judiciário que, apesar de tentativas anteriores de reequilíbrio, o contexto atual não oferece condições para uma completa estabilização financeira da empresa, segundo o jornalista.

Ao longo de sua trajetória, a Concal foi responsável por empreendimentos que somam cerca de 1,7 milhão de m² edificados e mais de 12 mil clientes atendidos. Desta quantidade, 110 construções de luxo foram levantadas na área sul carioca. Muitos de seus prédios levam o nome de “conde de”, e a empresa é a que mais construiu no bairro do Leblon. A construtora atribui seu pedido de recuperação judicial à instabilidade político-econômica recente, marcada pelo declínio do poder de compra dos cidadãos e pela diminuição do capital investido. A petição ainda destaca que a adversidade do mercado imobiliário ampliou os cancelamentos de contratos e as disputas judiciais, dada a complexidade em alcançar acordos diante dos desafios surgidos.

A empresa foi pioneira na retomada do mercado de construção no bairro imperial de São Cristóvão. Na Tijuca, a Concal comprou o antigo Instituto Isabel, centenária escola católica na rua Mariz e Barros, mas acabou repassando o grande terreno de 8.000m2 para a Cyrela.


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com