NotíciasPolítica

“Comportas do Cinturão das Águas estão fechadas porque demanda hídrica do estado está sendo atendida sem necessidade de usar águas do Velho Chico” (governo do Ceará)

Essa é mais uma notícia que compartilhamos aqui com você, é a i99 notícias sempre a frente.

Um trecho do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), nas imediações do Riacho Seco, município de Missão Velha, está sem receber água da Transposição do Rio São Francisco porque não há demanda programada pra esta época do ano, e não porque o governo federal optou por desligar deliberadamente o bombeamento no local. Este é o segundo conteúdos sobre a Transposição que viraliza nas redes sociais em menos de uma semana. Alegando o motivo do fechamento das comportas, imagens do Cinturão das Águas foram usadas mais uma vez como se mostrassem canais da Transposição do São Francisco.

Sem informar que o lugar só recebe água da Transposição em período chuvoso, a partir de fevereiro, o conteúdo informa ao afirmar que Jair Bolsonaro (PL) inaugurou a obra há um ano e que, agora, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o bombeamento já não funciona mais. O homem que comenta o vídeo ainda desinforma ao sugerir que a água foi desligada com a intenção de prejudicar os moradores da região Nordeste e voltar a deixá-los dependentes dos carros-pipa.

O vídeo investigado usa trechos de outra gravação feita por um morador da região no dia 20 de janeiro de 2023. O autor do vídeo original se chama Tiago Sampaio e ele explica que foi até o local, no município de Missão Velha, para descobrir se as comportas estavam fechadas para a realização de algum reparo, mas não encontrou nenhum funcionário no lugar e, por isso, não sabe dizer por que não há água do Rio São Francisco correndo pelo leito do Riacho Seco, que fica ao lado do canal.

Água é liberada no local a partir de fevereiro

Anualmente, as companhias estaduais de gestão dos recursos hídricos fazem um planejamento de quando deverão receber água na Transposição em seus canais, o que não acontece, necessariamente, o ano inteiro. Esses planejamentos são compilados pela Agência Nacional de Águas (ANA) no Plano de Gestão Anual para as Águas do PISF. O de 2023 ainda não foi publicado, mas, no ano passado, o estado do Ceará demandou água do PISF a partir do mês de fevereiro, que é quando começa o período chuvoso na região.

A Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH) explica que o pedido de liberação de água nesta época do ano acontece porque “as transferências de água são feitas pelos leitos dos rios, que neste período se encontram com água e facilitam o trânsito do recurso hídrico”. Além disso, nessa época, são menores as perdas de água por evaporação. A vazão média anual de água da Transposição nos canais do CAC, segundo a ANA, é de 4,1 mil m³ por segundo. A água não é entregue diretamente no Riacho Seco, onde o vídeo foi gravado, e sim no Reservatório do Jati, onde fica a estrutura inicial do trecho 1 do CAC, a 60 quilômetros de distância.

A água do Rio São Francisco começou a chegar ao CAC – e, consequentemente, também ao Riacho Seco – no início de fevereiro do ano passado, pouco antes de o trecho ser inaugurado, no dia 22. No km 0 do CAC, em Jati, a vazão foi liberada de 8 de fevereiro até 25 de novembro de 2022; a partir do km 53, já bem próximo do Riacho Seco, de 8 de fevereiro até 24 de novembro.

Água que passa pelo local não abastece comunidades

Quando o trecho que aparece no vídeo foi inaugurado, o Riacho Seco ficou cheio, como mostram imagens divulgadas pelo próprio Governo do Ceará durante a inauguração. Os canais do CAC, então, receberam água da Transposição conforme a demanda programada, até o dia 25 de novembro do ano passado, quando o fluxo foi interrompido, conforme planejado.

estadão com adaptações da trombeta

source
Obrigado por estar conosco!

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com