CovidNotícias

Chuva causa estragos em Salvador e Defesa Civil aciona todas as sirenes em áreas de risco na cidade

Desde a madrugada desta segunda-feira (8), a Defesa Civil (Codesal) registrou 282 ocorrências relacionadas às fortes chuvas que atingem Salvador. Entre elas, estão o alagamento de um túnel na Avenida Pinto de Aguiar e o desabamento do teto de um terreiro de candomblé no bairro Cajazeiras 7.

Até o início da tarde, a Codesal havia acionado as 14 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme instaladas em áreas de risco prioritárias na cidade: Mamede, Bom Juá, Irmã Dulce, Mangabeira 1, Mangabeira 2, Calabetão, Vila Picasso, Creche, Moscou, Voluntários da Pátria, Baixa do Cacau, Bosque Real e Olaria.

As sirenes são acionadas quando são registradas chuvas fortes acima de 150 mm em 72 horas. A medida prevê que os moradores das localidades sejam conduzidos a uma unidade de acolhimento localizada em escolas, onde ficam abrigadas até que não haja mais risco.

Publicidade

Segundo a Codesal, o número de ocorrências foi contabilizado de 0h até 14h. São quase 100 registros de deslizamentos de terra na cidade. Confira:

98 deslizamentos de terra;

33 ameaças de desabamento;

35 ameaças de deslizamento;

61 imóveis alagados.

Túnel alagado na Avenida Pinto de Aguiar, em Salvador — Foto: Redes sociais

Nas rede

Em Cajazeiras 7, o teto de um terreiro desabou e levou parte de uma parede. Um vídeo feito por pessoas que estavam no local mostra o espaço religioso completamente destruído.

É possível ver que cadeiras e outros itens foram arrastados e quebrados com o impacto. Por sorte, ninguém ficou ferido.