NotíciasPolítica

Chefs e especialistas em alimentação lançam manifesto pró-Boulos

Especialistas em alimentação e chefs de cozinha lançaram nesta quarta-feira (16) um manifesto em defesa da candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) à Prefeitura de São Paulo.

“Quem tem fome tem pressa, e por isso movimentos, organizações e ativistas têm multiplicado o número de cozinhas solidárias e ações populares de distribuição de alimentos pela cidade. Na contramão, o atual prefeito [Ricardo Nunes], além de não apoiar essas iniciativas, atua para restringi-las e invisibilizar este problema tão sério”, diz o documento, que foi lido na praça da Sé, na região central da cidade.

O texto é assinado por chefs como Bel Coelho e Bela Gil, pelo ex-diretor-geral da FAO José Graziano da Silva e por diversos pesquisadores e professores de áreas como saúde pública, agricultura e meio ambiente.

Também o subscrevem entidades como Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra), Pastoral do Povo da Rua e Bixiga Sem Fome, além de diversos responsáveis pelas Cozinhas Solidárias, criadas pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), do qual Boulos foi coordenador.

“A fome tem cor, bairro, classe e gênero. É um problema histórico ligado às desigualdades profundas que impedem a gente da nossa cidade de sonhar”, diz o texto.

Leia a íntegra do manifesto:

Por uma São Paulo sem fome

A fome na cidade de São Paulo é três vezes maior que a média nacional. De acordo com o recente Inquérito sobre a Situação Alimentar no município, realizado pela UNIFESP e UFABC, na cidade mais rica do país, 12,5% passam fome e mais da metade da população vive com algum grau de insegurança alimentar. Para piorar, o número de pessoas em situação de rua não para de aumentar. Isso é desumano e inaceitável.

Quem tem fome tem pressa, e por isso movimentos, organizações e ativistas têm multiplicado o número de cozinhas solidárias e ações populares de distribuição de alimentos pela cidade. Na contra-mão, o atual prefeito, além de não apoiar essas iniciativas, atua para restringi-las e invisibilizar este problema tão sério.

A fome tem cor, bairro, classe e gênero. É um problema histórico ligado às desigualdades profundas que impedem a gente da nossa cidade de sonhar. A alimentação saudável e adequada é um direito humano, e se queremos promovê-lo é urgente eleger um projeto alternativo e qualificado para a prefeitura.

Responsável pela transformação das cozinhas solidárias em política pública e pela aprovação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal, Guilherme Boulos possui um programa de governo qualificado para acabar com a fome em São Paulo, garantir uma alimentação saudável, promover hortas urbanas e periurbanas, e combater as desigualdades em nossa cidade.

Por uma São Paulo sem fome e sem sede, em defesa da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional para toda a população paulistana, manifestamos nosso apoio à eleição de Boulos e Marta.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com