ArtigosRio de Janeiro

Castro entrega chaves da casa própria a 153 famílias em Areal

Entrega de títulos de propriedade em Areal / Foto: Divulgação

O sonho da casa própria se tornou realidade para 153 famílias de Areal que ficaram desabrigadas por causa das tragédias ocasionadas pelas chuvas na Região Serrana. Nesta segunda-feira (28), o Governo do Estado, através da Secretaria de Habitação de Interesse Social (Sehis), realizou a cerimônia de entrega das chaves das unidades habitacionais do Conjunto Carmen Portinho, localizado no Centro do município. O nome do conjunto homenageia a tia avó do senador Carlos Portinho, engenheira e urbanista falecida em 2001.

Moradora da casa número 132, a aposentada Cândida Elias da Silva, de 56 anos, estava radiante com o fim do período vivendo com Aluguel Social. O imóvel onde ela vivia, na Rua Amazonas, foi destruído pelas águas torrenciais de janeiro de 2011. “Foi muito triste na época, mas agradeço a Deus por estarmos vivos e, hoje, eu ter alegria de receber minha casa. É uma emoção muito grande, daqui pra frente vai ser só felicidade“, agradeceu Cândida.

Para o governador Cláudio Castro, a primeira entrega da secretaria, criada em janeiro para priorizar a política habitacional, é emblemática e abrirá novas portas para mais de 600 arealenses. “É uma alegria imensa entregar essas chaves para famílias que tanto aguardaram para ter uma casa que pudessem chamar de sua. É de um simbolismo muito forte, porque estamos realizando sonhos e permitindo que essas pessoas sigam em frente, em busca de outras realizações” – disse o governador.

Para viabilizar a ocupação do Conjunto Carmen Portinho, o Governo do Estado investiu mais de R$ 5,4 milhões no projeto de urbanização das casas, que tinham ficado prontas em gestões anteriores, mas que não foram ocupadas pela falta de infraestrutura.

O governador pediu prioridade no atendimento às vítimas de tragédias, e uma das primeiras frentes da secretaria se voltou para resolver as pendências do conjunto de Areal. São famílias que sofreram perdas indescritíveis, mas hoje ganham uma moradia segura. E não importa se a cidade tem 10 mil ou 100 mil habitantes, vamos continuar atuando no estado inteiro para diminuir as desigualdades através da Habitação, conforme enfatizou o secretário Bruno Dauaire.

Após a entrega, a Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social continuará realizando o acompanhamento social dos beneficiários para auxiliar na gestão do conjunto e articulação interinstitucional para atendimento das demandas dos moradores.

As casas

Cada unidade habitacional conta com 39,41 metros quadrados, abrangendo dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço com tanque na parte externa. No condomínio há ainda um parque infantil e espaço de convivência para os moradores.

Para entregar as unidades, o Governo do Estado realizou obras de contenção de encostas, drenagem e pavimentação do acesso, assim como a construção de dois reservatórios de água e uma estação de tratamento de esgoto. A reforma de unidades depredadas e adaptações para portadores de necessidades especiais também fizeram parte das últimas intervenções.


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com