NotíciasRio de Janeiro

Brasília-DF: A morte do ex-ministro do STF, Sepúlveda Pertence, aos 85 anos 

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Sepúlveda Pertence, morreu neste domingo (2) no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, onde estava internado há mais de uma semana. Ele tinha 85 anos.

A causa da morte não foi revelada. O velório será realizado nesta segunda-feira (3), a partir de 10h, na sede do STF, e o enterro está previsto para às 16h30, na Ala dos Pioneiros do Campo da Esperança, na capital federal.

Mineiro, nascido em 1937 na cidade de Sabará, Pertence foi nomeado ministro da Suprema Corte pelo presidente José Sarney em 1989, cargo que ocupou até 2007. 

O ministro do STF Alexandre de Moraes lamentou a perda por meio de uma postagem nas redes sociais.

O ministro do STF, Luís Roberto Barroso, também se manifestou:

“É triste a notícia da partida de José Paulo Sepúlveda Pertence, um dos maiores que já passaram pelo STF. Brilhante, íntegro e adorável, influenciou gerações de juristas brasileiros com sua cultura, patriotismo e desprendimento. Fará imensa falta a todos nós”, escreveu. 

O advogado criminalista e escritor, Fernando Augusto Fernandes, destacou que Sepúlveda Pertence marcou sua passagem pelo STF, o direito e a advocacia, ao definir a Suprema Corte como guardiã da Constituição e não dos presídios.  

“O Ministro Sepúlveda Pertence marcou o Supremo Tribunal Federal, o direito e a advocacia, além de ter formado o Ministério Público como é. Terminada a constituinte chegou a dizer: ‘Não sou Golbery mas criei um monstro’. Suas frases maravilhosas certa vez se referindo ao Supremo como guarda da Constituição e não dos presídios. Deixará mais que saudades e sim um legado pela democracia.”

*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Diário da Guanabara, o melhor site de notícias do Rio de Janeiro.

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO TELEGRAM

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO INSTAGRAM


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com